Movida Rent a Car lança franquia em 2012
Aos cinco anos e com 29 lojas, a Movida Rent a Car comemora crescimento superior a 20% neste ano, no comparativo com 2010, e sua colocação entre as cinco maiores empresas de locação de automóveis no Brasil.
Aos cinco anos e com 29 lojas, a Movida Rent a Car comemora crescimento superior a 20% neste ano, no comparativo com 2010, e sua colocação entre as cinco maiores empresas de locação de automóveis no Brasil. Para o diretor da Movida, Darcy Barros, o crescimento é consequência da expansão do mercado, acompanhado de méritos da empresa. “Estamos surfando nessa boa onda do mercado do rent a car, que não para de crescer. Mas também é competência nossa, de um serviço diferenciado e uma boa estrutura comercial”, analisa.
Se o crescimento em 2011 foi tão positivo, em 2012 poderá ser surpreendente. É que a Movida prepara-se para apresentar ao mercado, no primeiro trimestre do ano, seu modelo de franquias. “Essa é uma demanda de nossos clientes e esperávamos apenas encontrar um modelo ideal para criar as franquias. No entanto, seremos conservadores nessa expansão”, alerta o diretor da Movida. “Há praças interessantes em Manaus e Cuiabá, por exemplo, mas se não houver um bom parceiro franqueado, preferiremos esperar.”
Com cerca de 50% de suas reservas realizadas por agentes de viagens, a Movida aposta na estratégia multicanal para ampliar reservas. Além das lojas e do portal dos agentes, tem canais mobile, central de reservas e por meio das redes sociais. Neste ano, em outubro, entrou também no GDS Amadeus. “Esse começo da distribuição do Amadeus foi de aprendizado, mas acreditamos muito no potencial desse canal agora em 2012, depois do período em que aprendemos a utilizá-lo”, explica. Com frota de cerca de três mil veículos, Barros conta que a ampliação da frota foi um pouco inferior ao crescimento da receita. “Mas isso ocorreu porque crescemos realmente um pouco mais do que prevíamos.”
Se o crescimento em 2011 foi tão positivo, em 2012 poderá ser surpreendente. É que a Movida prepara-se para apresentar ao mercado, no primeiro trimestre do ano, seu modelo de franquias. “Essa é uma demanda de nossos clientes e esperávamos apenas encontrar um modelo ideal para criar as franquias. No entanto, seremos conservadores nessa expansão”, alerta o diretor da Movida. “Há praças interessantes em Manaus e Cuiabá, por exemplo, mas se não houver um bom parceiro franqueado, preferiremos esperar.”
Com cerca de 50% de suas reservas realizadas por agentes de viagens, a Movida aposta na estratégia multicanal para ampliar reservas. Além das lojas e do portal dos agentes, tem canais mobile, central de reservas e por meio das redes sociais. Neste ano, em outubro, entrou também no GDS Amadeus. “Esse começo da distribuição do Amadeus foi de aprendizado, mas acreditamos muito no potencial desse canal agora em 2012, depois do período em que aprendemos a utilizá-lo”, explica. Com frota de cerca de três mil veículos, Barros conta que a ampliação da frota foi um pouco inferior ao crescimento da receita. “Mas isso ocorreu porque crescemos realmente um pouco mais do que prevíamos.”