Temporal na Argentina causa desaparecimento e evacuação
Desde a semana passada, chuvas fortes caem em Tucumán causando inundações que fizeram com que 150 pessoas fossem evacuadas e uma desaparecesse
Desde a semana passada, chuvas fortes caem em Tucumán, província no norte da Argentina, causando inundações que fizeram com que 150 pessoas fossem evacuadas e uma desaparecesse. A informação foi fornecida nesta segunda-feira por fontes oficiais à Agência Efe.150 evacuados dejó el temporal, todavía no pueden volver a sus casas https://t.co/8lAx2JHJz0 pic.twitter.com/UmYhCw1SPe
— La Gaceta de Tucumán (@LaGacetaTucuman) 29 de janeiro de 2018
Juan Manuel Ponce, de 22 anos, é o jovem que desapareceu na manhã do domingo, quando circulava em moto com um grupo de amigos e, segundo o diretor de Defesa Civil da província, Fernando Torres, "foi arrastado aos canais" após perder o controle do veículo. As autoridades que trabalham nas operações de busca encontraram a moto a quatro quilômetros do ponto em que Ponce caiu, em Tafí Viejo.
Torres confirmou que as intensas chuvas caídas no final de semana, especialmente na zona norte de Tucumán, “superaram amplamente" os 100 milímetros, algo que afetou em grande medida a enchente dos rios que atravessam o território e causou danos em infraestruturas de bairros da região. "Vínhamos com um período caraterizado por déficit de chuva, mas este mês já supera em 50% a quantidade de água esperada para janeiro e a média histórica", detalhou.
Se espera que a melhoria nas condições climáticas hoje permita que a "maior parte" das pessoas que foram evacuadas - 113 na localidade de Arcadia, 30 em Ranchillos e oito em Villa Quintero - possa voltar aos seus lares ao longo do dia. No entanto, o boletim meteorológico prevê que o temporal poderia persistir, pelo menos, até a metade desta semana.
*Fonte: Agência Brasil