Explosão em Nova York deixa 4 feridos; suspeito detido
Suspeito tem 27 anos, e teria se inspirado no Estado Islâmico para cometer o atentado; veja fotos e vídeo

Em seu perfil no Twitter, a polícia afirmou que um suspeito foi detido e está sob custódia. Foram registrados até o momento quatro feridos na ocorrência, além do próprio suspeito, que também se machucou; nenhum deles sofre risco de vida.
O homem preso em flagrante, segundo o The New York Post, é Akayed Ullah. Ele tem 27 anos, está há sete nos EUA e mora no Brooklyn, tendo origem provavelmente em Bangladesh. Ele teria explodido um dispositivo caseiro que estava junto ao corpo. A bomba continha um tubo de metal de cinco polegadas conectado a uma bateria por uma série de fios, mas o homem teria detonado apenas parcialmente o dispositivo, que carregava na parte direita de sua jaqueta, às 7h40 da manhã.
O ataque teria sido motivado por influências do Estado Islâmico, segundo o ex-comissário da polícia de Nova York, Bill Bratton. Ele afirmou ao programa Morning Joe, do canal MSNBC, que o suspeito "supostamente explodiu o dispositivo em nome do Isis".
Uma série de ruas ao redor do quarteirão foram bloqueadas, e as linhas A, C e E do metrô foram evacuadas.
Uma foto do suspeito foi publicada no twitter do jornal The New York Post. Nela pode ser visto o homem que cometeu o atentado ferido, com uma série de cabos presos ao corpo; veja abaixo:
A Brooklyn man has been arrested after allegedly detonating a homemade pipe bomb inside the Port Authority https://t.co/JdHgIez0Fepic.twitter.com/QuNAxQRGv8
— New York Post (@nypost) 11 de dezembro de 2017
VÍDEO REGISTRA O MOMENTO
Um vídeo em um smartphone parece ter registrado o momento da explosão. Ele foi publicado pelo The New York Post; e mostra apenas uma pessoa no chão após a bomba ser ativada; veja neste link.
PREFEITO RESPONDE
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, fez um discurso em resposta ao atentado, divulgado no twitter da NYPD. Segundo Blasio, a explosão teria sido resultado de uma tentativa de ataque terrorista que fracassou.
"Não há incidentes ou atividades adicionais no nosso conhecimento. Você verá presença adicional da NYPD em toda a cidade", afirmou ainda Bill de Blasio.
O comissário da polícia de Nova York, James P. O'Neill, também discursou, e pediu para quem tiver informações sobre o suspeito ou o incidente entrar em contato com a polícia. "Esta é Nova York, e não vivemos com medo. Mas se você ver algo suspeito, tem a obrigação de avançar e nos informar", afirmou O'Neill.
TERMINAL REABERTO
Segundo o twitter da NYPD, o terminal de ônibus Port Authority foi reaberto por volta das 13h30.