Portugal corre risco elevado de incêndios em todo território
Todos os anos, durante o verão europeu, Portugal sofre com incêndios florestais. Este ano o período crítico começou em 22 de junho e se estende até 30 de setembro. Hoje (22), quase todas as regiões do país estão em alerta laranja (risco

Nesta terça (22), quase todas as regiões do país estavam em alerta laranja (risco elevado de incêndios) e vermelho (risco muito elevado), de acordo com informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal classifica o risco de incêndios numa escala com cinco níveis, que varia entre o "reduzido" e o "máximo". As cinco cores da tabela, que representam o risco crescente, são: verde, amarelo, laranja, vermelho e roxo.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registrou, em sua página da internet, 209 ocorrências de incêndios. São mais de dois mil homens trabalhando, 160 veículos e dez aeronaves envolvidas no combate e prevenção de incêndios.
Todos os anos, durante os períodos críticos de incêndios, a Guarda Nacional Republicana (GNR) lança campanhas de sensibilização da população, para que tomem cuidados para não provocar incêndios. No último fim de semana, a GNR deteve duas pessoas por este motivo.
Há pouco mais de dois meses, no dia 17 de junho deste ano, o país sofreu o pior incêndio de sua história. A tragédia causou 64 mortes e deixou 254 feridos.
*Fonte: Agência Brasil