Da Redação   |   29/08/2017 10:23

ONU alerta sobre doença misteriosa na América Central

Um grande número de jovens que vivem em comunidades de pequenos agricultores na América Central está sofrendo de uma misteriosa doença renal.

Opas/ONU
Origem da enfermidade renal ainda é incerta, de acordo com especialistas
Origem da enfermidade renal ainda é incerta, de acordo com especialistas
Um grande número de jovens que vivem em comunidades de pequenos agricultores na América Central está sofrendo de uma misteriosa doença renal. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou em comunicado que a doença tem origem incerta e não está relacionada ao diabetes ou à hipertensão. A informação foi divulgada pela ONU News.

A agência da ONU emitiu recomendações às áreas afetadas, alertando que as pessoas mais propensas a desenvolver a doença renal são homens jovens em comunidades agrícolas de baixa renda. A Opas, por sua vez, destaca que a doença está associada a fatores como poluentes ambientais, condições de trabalho precárias e agroquímicos, além de baixa ingestão de água.

Os primeiros casos surgiram há mais de dez anos. Numa nova publicação – Epidemia de Doença Renal Crônica em Comunidades Agrícolas da América Central –, a agência da ONU tenta estabelecer um plano de vigilância para a enfermidade.

Ainda de acordo com a Opas, os sistemas de saúde da região necessitam de mais informação sobre a epidemiologia para poder então responder à situação e detalhar o que pode ser usado como estratégia. Uma das propostas é identificar os pacientes com risco de insuficiência renal e aqueles que possam receber o tratamento adequado para mitigar esses riscos.

A Opas informou também que continuará acompanhando a situação para promover uma vigilância e mobilização na área, além de atuar para melhorar o meio ambiente e as condições de trabalho dessas comunidades rurais.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2vwnj99

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados