Portugal solta alerta vermelho para forte agitação marítima
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera soltou alerta vermelho para forte agitação marítima em nove distritos portugueses, com risco de forte chuva, neve e até ondas gigantes
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera ativou o alerta vermelho para forte agitação marítima na costa do país, em nove distritos: o alerta é o mais grave do instituto, indicando risco extremo na situação meteorológica, seguido do alerta laranja, que foi lançado em outros seis distritos portugueses.
O anúncio feito hoje pode significar chuva em todo território, sendo mais intensa e persistente nas regiões Norte e Centro. As regiões acima de 1,5 mil metros de altitude têm também previsão de neve, ainda para hoje, sendo que amanhã as localidades que estão entre 1 mil e 1,2 mil metros também entram na zona de risco de nevasca.
Ainda segundo o instituto, o vento deve ser intensificado a partir de hoje, com rajadas de 80 quilômetros por hora no litoral, chegando até 100 em terras mais altas. Amanhã o tempo não deve melhorar, com a agitação marítima seguindo intensa em toda a costa ocidental, com o período mais crítico entre o final da tarde e a madrugada de sexta-feira (3). O distrito de Viana do Castelo, por exemplo deve receber ondas de até 14 metros de altura.
*Fonte: Agência Brasil