Sucesso mundial: Conheça a história da marca Hard Rock
Um desenho simples: um círculo amarelo com duas palavras em roxo na frente. Com certeza você já viu por aí, em blusas, camisetas, cafés e hotéis, a logomarca Hard Rock estampada ao redor do mundo.
PUNTA CANA - Um desenho simples: um círculo atravessado por duas curtas palavras. Com certeza você já viu por aí, em blusas, camisetas, cafés e hotéis, a logomarca Hard Rock estampada ao redor do mundo. Sabia que essa difusão ocorreu, em seu início, por acidente? Quem conta a história é Jim Knight, que trabalhou por mais de duas décadas na rede, ajudou na construção de sua identidade e hoje dá palestras sobre o case Hard Rock e outros que acompanhou. A apresentação de Knight foi uma das atrações da Fam Fest Latam, evento dos hotéis Hard Rock All Inclusive, administrados pela RCD Hotels, para agentes de viagens da América Latina.
Autor de um livro em que fala sobre a marca, Knight remonta à fundação do primeiro Hard Rock Cafe, em 1971, em Londres, por dois norte-americanos: Peter Morton, especialista em gastronomia, e Isaac Tigrett, um idealista espiritualizado. Com o empreendedorismo e conhecimento técnico de um e a vontade, do outro, de criar um espaço misto onde ricos e pobres pudessem comer e se divertir juntos em uma época de grande segregação econômica, nasceu um café na capital inglesa que rapidamente se tornou uma febre da cidade.
A logo marca já estava lá, como qualquer outra pela cidade. Mas foi sem querer que ela se tornou tão conhecida: "Já um tanto conhecido, o Hard Rock patrocinava um time de futebol inglês, com sua marca na camisa da equipe. Clientes da lanchonete perguntaram onde poderiam conseguir camisas daquela, e algumas foram distribuídas. Logo, foi necessário que se criasse uma loja na porta do Hard Rock Cafe para vender camisetas, e isso se repetiu nas outras unidades abertas depois", contou o palestrante aos agentes.
Já para o nome, há várias versões comentadas, e os fundadores nunca revelaram qual está correta. "Era um termo muito usado dentro do rock and roll na década de 1970, então a homenagem ao estilo é uma possibilidade. Alguns dizem que é uma brincadeira com o Bedrock Cafe, do desenho animado The Flintstones, e outros que o nome homenageia ao album Morrison Hotel, da banda The Doors, que possui um 'Hard Rock Cafe' na capa e foi lançado em 1970. Mas minha versão preferida é que teria sido uma ideia de Isaac Tigrett referindo-se a uma filosofia oriental. Ela diz que todos os dias tiramos um fardo de nossas costas, e o que sobra no final é aquilo que somos: uma pedra dura e consistente [tradução para o termo Hard Rock], explica Knight.
SEPARAÇÃO E INÍCIO DOS HOTÉIS
Depois de mais de duas décadas administrando os negócios juntos, com várias unidades do Hard Rock Cafe já inauguradas, Morton e Tigrett separar seus caminhos, traçando literalmente uma linha que os dividia: Nos Estados Unidos, a parte do mapa a oeste do Rio Mississipi ficou com Morton, passando a se chamar Hard Rock America, enquanto o leste passou a ser cuidado apenas por Tigrett - o Hard Rock International. É claro que isso gerou confusão nos clientes, e não demorou para que o fundador menos afeito aos negócios, Isaac Tigrett, vendesse sua parte.
Morton também acabou vendendo a sua, mas antes disso deu um salto que levou a marca Hard Rock a outro nível: abriu, em 1996, o primeiro Hard Rock Hotel: em Las Vegas, com um grande cassino. De lá para cá, os hotéis se espalharam por 22 cidades em diversas regiões do mundo: há unidades desde Orlando (Estados Unidos) até Bali, na Indonésia, passando por Espanha, Singapura e Panamá.
A LETRA DO SUCESSO: M
Desde então, os hotéis Hard Rock criaram um estilo particular de promover diversão a seus hóspedes. Jim Knight, que participou ativamente da construção dessa identidade, listou os principais diferenciais da rede, que os agentes de viagens devem ter em mente sempre que comercializarem esse produto. Todos levam a letra M como inicial - ao menos na palavra original, em inglês - e referem-se, principalmente, à vibe roqueira da rede. Veja quais são:
- Menu: não apenas nos restaurantes, mas nos vários serviços promovidos nos hotéis Hard Rock: há cassinos, áreas infantis, diversficada gastronomia, salões de beleza e spas;
- Merchandising: o início da marca estampando roupas e objetos pode ter sido acidental, mas a partir daí, o que se fez foi construir uma marca universal. Os itens físicos com a logomarca Hard Rock já representam, hoje, 40% das vendas das lanchonetes (sem contar os hotéis);
- Música: é claro, a trilha sonora é componente especial da experiência Hard Rock. Não apenas nas caixas de som, mas em muitas apresentações ao vivo que são promovidas pelos hotéis e cafés;
- Memorabilia: as peças de mobiliário histórico fazem dos hotéis e dos cafés verdadeiros museus da música. Isso começou quando quando Eric Clapton, frequentador constante do Hard Rock Café em Londres, doou sua guitarra para ficar exposta no local. Hoje, são instrumentos musicais, roupas, joias e acessórios que já foram usados por lendas da música em momentos marcantes da história;
- Multimídia: a tecnologia também é elemento característico dos hotéis e cafés. Painéis interativos estão espalhados por eles, permitindo ver a coleção de completa de memorabilia no mundo inteiro, por exemplo, ou consultar todos os serviços oferecidos nas hospedagens;
- Monumentos: os próprios prédios também são atrações à parte. Há hotéis Hard Rock em forma de pirâmide, simulando o Coliseu ou com uma entrada quilométrica que, vista de cima, revela a forma de uma guitarra, por exemplo. Tudo pensado nos mínimos detalhes;
- Missão: o lema Hard Rock fala por si só: "espalhar o espírito rock and roll criando autênticas experiências que mexem com todos".