Proibição de burkinis é suspensa por tribunal francês
A proibição de burkinis em uma cidade costeira foi suspensa pelo Tribunal Francês. A proibição de maiôs de corpo inteiro imposto pela cidade de Villeneuve-Loubet, próximo de Nice, é “claramente ilegal, violando as leis fundamentais de ir e
A proibição de burkinis - traje de banho utilizado por muçulmanas - em uma cidade costeira da França foi suspensa pelo Conselho de Estado, o mais alto tribunal administrativo francês. A impossibilidade de vestir os maiôs de corpo inteiro imposta pela cidade de Villeneuve-Loubet, próxima a Nice, é “claramente ilegal, violando as leis fundamentais de ir e vir, além das liberdades de opinião e individuais”, disseram as autoridades.
A decisão pode criar um precedente a outras 30 cidades que também adotaram a proibição do vestuário. Os prefeitos afirmaram que a proibição iria proteger a ordem pública e as leis francesas sobre secularismo. Alguns grupos, porém, afirmam que a medida viola os direitos humanos e tem como alvo a cultura muçulmana.
As proibições vieram após o ataque no Dia da Bastilha, em Nice, e o assassinato de um padre na Normandia. O tribunal afirma que a decisão final sobre a legalidade da controversa proibição será feita em breve – o que significa que aqueles que já foram multados talvez possam exigir o reembolso.
*Fonte: Travel Mole