China irá limitar operações de companhia norte-coreana
A China irá limitar as operações da empresa aérea estatal norte-coreana Air Koryo, depois que uma de suas aeronaves fez um pouso de emergência em uma cidade do nordeste chinês no mês passado.
A China irá limitar as operações da Air Koryo, empresa aérea estatal norte-coreana, depois que uma de suas aeronaves fez um pouso de emergência em uma cidade do nordeste chinês, no mês passado. O governo ainda alertou a companhia para melhorar a manutenção das aeronaves e o treinamento de seus funcionários.
O avião, um Tupolev 204-300 de fabricação russa, voava para Pequim a partir de Pyongyang quando se fez um pouso forçado em Shenyang por causa da fumaça na cabine. A aterrissagem foi feita em segurança e não houve vítimas.
O órgão regulador da aviação civil da China, em comunicado oficial, afirmou hoje que a fumaça foi encontrada vindo de um botão de chamada, localizado no bagageiro, ao lado direito de duas cabines. Além disso, afirma ter encontrado outros três problemas que aconteceram durante o incidente e que a companhia norte-coreana deverá corrigi-los.
“A companhia aérea precisa melhorar o treinamento sobre como lidar com incidentes do tipo – com explosão de pneus, fogo no motor, descompressão de emergência e em casos de falha no sistema para alerta e evasão – e em como se comunicar com o controle de tráfego aéreo e melhorar a manutenção de aeronaves.". O país tomará “medidas sérias para limitar as operações” da Air Koryo, disse o órgão, sem dar maiores detalhes.
A maioria dos voos internacionais da Air Koyo tem por destino a China, embora também voe para o extremo Oriente da Rússia.
A Skytrax, empresa de consultoria e análise do mercado de aviação, classificou em seu site a Air Koryo como a única companhia aérea do mundo com uma estrela, em uma escala de um a cinco, por conta do baixo padrão de qualidade e da falta de segurança. Vale ressaltar, todavia, que poucos norte-coreanos são autorizados a viajar para fora de seu país.
A companhia aérea estatal norte-coreana utiliza um pequeno número de aviões Tupolev em voos internacionais, porém aeronaves mais antigas, ainda do regime soviético, são usadas dentro do país.
*Fonte: Reuters