The Shed: restaurante que não existe foi nº 1 no Tripadvisor
Falso estabelecimento "criado" por um jornalista recebeu avaliações falsas até atingir o topo do ranking no site de avaliações em Londres
Não são poucos os viajantes que buscam um bom lugar para jantar visualizando recomendações na internet, mas já pensou em descobrir que o restaurante mais bem colocado do serviço de avaliações não existe? Foi exatamente o que aconteceu em Londres. Nesta semana, o jornal The Washington Post divulgou a história do The Shed at Dulwich - O Galpão de Dulwich, em português -, restaurante fictício que, mesmo sem nunca receber um cliente sequer, chegou à primeira colocação do ranking londrino do Tripadvisor.
Tudo se deve ao jornalista Oobah Butler, responsável pela "criação" e divulgação do local. Isso, porém, não foi tão simples. Inspirado no local onde vive, um galpão em Dulwich, o falso restaurante ganhou avaliações forjadas por amigos e familiares do próprio Butler, mas isso tomou proporções ainda maiores.
Com um site próprio - também fictício, claro -, o restaurante começou a divulgar fotos de pratos preparados pelo próprio Butler, mas com produtos domésticos, como tabletes de cloro e creme de barbear. O aspecto bonito e característica refinada dos pratos do The Shed passaram, então, a atrair cada vez mais interessados. Via telefone era informado que seria necessário fazer uma reserva para entrar no local, que agora já informava o nome da rua de Butler, mas ainda sem número.
"Ao andar pelas redondezas, as pessoas se aproximavam de mim e perguntavam se eu sabia como chegar ao Shed", contou Butler. As pessoas tentavam ir ao The Shed, mas não havia mais informações. Apenas o nome da rua, fotos atrativas e um conceito misterioso.
Em agosto, o The Shed at Dulwich já era o 156º colocado na lista do Tripadvisor em Londres. As avaliações, segundo ele, foram criadas para parecerem realistas, por vezes com alguma crítica ao estabelecimento, mas sempre exaltando e garantindo quatro ou cinco estrelas ao local. Ao todo foram 104 resenhas até o início de dezembro, sendo 100 delas com a nota máxima e as restantes com quatro estrelas.
Foi aí que, de acordo com Butler, o Tripadvisor entrou em contato, e ele imaginou ter sido descoberto. Pelo contrário. O serviço de avaliação ligou para informar que a página do The Shed havia recebido 89 mil visitas em um único dia, atingindo o primeiro lugar entre os restaurantes de Londres e ultrapassando o famoso R&H Cafe Gallery.
Tudo se deve ao jornalista Oobah Butler, responsável pela "criação" e divulgação do local. Isso, porém, não foi tão simples. Inspirado no local onde vive, um galpão em Dulwich, o falso restaurante ganhou avaliações forjadas por amigos e familiares do próprio Butler, mas isso tomou proporções ainda maiores.
Com um site próprio - também fictício, claro -, o restaurante começou a divulgar fotos de pratos preparados pelo próprio Butler, mas com produtos domésticos, como tabletes de cloro e creme de barbear. O aspecto bonito e característica refinada dos pratos do The Shed passaram, então, a atrair cada vez mais interessados. Via telefone era informado que seria necessário fazer uma reserva para entrar no local, que agora já informava o nome da rua de Butler, mas ainda sem número.
"Ao andar pelas redondezas, as pessoas se aproximavam de mim e perguntavam se eu sabia como chegar ao Shed", contou Butler. As pessoas tentavam ir ao The Shed, mas não havia mais informações. Apenas o nome da rua, fotos atrativas e um conceito misterioso.
Em agosto, o The Shed at Dulwich já era o 156º colocado na lista do Tripadvisor em Londres. As avaliações, segundo ele, foram criadas para parecerem realistas, por vezes com alguma crítica ao estabelecimento, mas sempre exaltando e garantindo quatro ou cinco estrelas ao local. Ao todo foram 104 resenhas até o início de dezembro, sendo 100 delas com a nota máxima e as restantes com quatro estrelas.
Foi aí que, de acordo com Butler, o Tripadvisor entrou em contato, e ele imaginou ter sido descoberto. Pelo contrário. O serviço de avaliação ligou para informar que a página do The Shed havia recebido 89 mil visitas em um único dia, atingindo o primeiro lugar entre os restaurantes de Londres e ultrapassando o famoso R&H Cafe Gallery.
De acordo com Butler, a intenção era mostrar a falsa perspectiva de realidade que o serviço fornece a milhões de usuários todos os dias ao redor do mundo todo. Após a divulgação do relato na íntegra no portal Vice e repercussão em jornais de diversos países, o Tripadvisor já não conta mais com uma página do The Shed disponível. Tanto o site quanto a página no Facebook, porém, seguem ativas.
*Fonte: The Washington Post