Setor hoteleiro precisa estar atento às diferenças culturais
Em palestra sobre multiculturalismo nas empresas como fator de competitividade, o vice-presidente de assuntos multiculturais da Marriott International reforçou a importância de levar em conta as diferenças culturais dos hóspedes como forma de recebê-los melhor e gar
Em palestra sobre multiculturalismo nas empresas como fator de competitividade, o vice-presidente de Assuntos Multiculturais da Marriott International, Apoorva Gandhi, reforçou a importância de levar em conta as diferenças culturais dos hóspedes como forma de recebê-los melhor e garantir mais negócios.
“Ter competência cultural não é só apenas a melhor coisa a se fazer, mas também ajuda a ser mais competitivo”, afirmou.
Gandhi ressaltou que só a classe média indiana tem 400 milhões de pessoas, que agora podem consumir. São novos mercados para o Turismo que estão surgindo pelo mundo, e a indústria da hospitalidade precisa estar atenta às suas necessidades, costumes e desejos.
“É importante saber o quanto somos diferentes dos outros e querer aprender com essas diferenças, para fazer seu negócio prosperar”, afirmou. Neste mercado, se você se recusa a aumentar os horizontes e aprender como outra cultura funciona, seu concorrente fará isso.
“São diferenças que fazem diferenças”, disse. “Ao entender como a cultura do cliente funciona, você pode oferecer um serviço melhor e fazer seu cliente se sentir mais acolhido”.
Entre os exemplos utilizados por Gandhi, está a estratégia de colocar alguns chineses no quarto número oito dos hotéis, pois em mandarim o número é similar à palavra riqueza. Detalhes que fazem a diferença.
SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.