Roberta Queiroz   |   29/11/2016 23:31

Nobile vai dobrar portfólio de hotéis até 2018, diz fundador

A rede e administradora hoteleira Nobile traçou a sua estratégia para os próximos dois anos. Ambicioso, o plano garante a inauguração de 27 empreendimentos até 2018, ou seja, o dobro da carteira atual. Quem garante a realização é o fund

A rede e administradora hoteleira Nobile traçou a sua estratégia para os próximos dois anos. Ambicioso, o plano garante a inauguração de 27 empreendimentos até 2018, ou seja, o dobro da carteira atual. Quem garante a realização é o fundador e presidente da empresa, Roberto Bertino.

Jhonatan Soares
"Não existe crise na Nobile", alegou Bertino

Segundo ele, 25 contratos de hotéis já estão assinados e, ao que tudo indica, os outros dois serão firmados em um futuro próximo para oficializar o cumprimento da meta. “Não é previsão, nós vamos dobrar. Acreditamos na proposta e temos o capital necessário para consolidá-la”, pontuou Bertino, convicto. “Do total de aberturas previstas, 70% serão frutos de conversão e 30% de novas construções. Devido à instabilidade econômica do Brasil estamos apostando mais em conversões”, explicou, destacando que a rede está a procura de parceiros em Aracaju, Maceió, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Rio de Janeiro.

A expansão da Nobile também atinge as marcas Wyndhan e Red Roof, já que a rede brasileira possui alianças para administrar e franquear ambas. O CEO da Nobile, Rafael Mena, disse que 14 empreendimentos ganharão a bandeira da Wyndhan nos próximos 24 meses, seis deles em 2017. Isso sem contar um prédio que abrirá as portas nos próximos 30 dias em um destino nordestino que ainda é mantido em sigilo. Os planos para a Red Roof não foram detalhados.

RETROSPECTO

Bertino definiu o ano da Nobile como “mágico”. “Não existe crise por aqui. Mesmo com a instabilidade econômica, nosso faturamento total cresceu mais em 2016 do que em outros períodos”, constatou. O quesito apontado pelo presidente alcançou R$ 162 milhões este ano, contra R$ 144 milhões registrados em 2015 – um acréscimo de 14%.

“A nossa receita por hotel caiu 22%, mas conseguimos compensar essa perda ao incluir mais oito hotéis e, com eles, 1,8 mil novos apartamentos no portfólio ao longo deste ano”, justificou. O bom relacionamento com o trade turístico, a confiança de hoteleiros e investidores, o programa de fidelidade e a capacidade de arriscar também foram citados por Bertino como influenciadores do saldo positivo da Nobile. Ele, no entanto, destacou um em especial: a valorização dos colaboradores.

“Diferente dos concorrentes, nós não demitimos ninguém da equipe. Pelo contrário, contratamos. Ao manter e incentivar o time ficou mais fácil driblar os problemas, afinal, gente boa e gente certa faz acontecer”, argumentou. “Precisamos manter a equipe para que ela esteja fortalecida quando a crise chegar ao fim.”


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