Accor registra queda no volume de negócios no Brasil
A Accor Hotels anunciou hoje, em São Paulo, o balanço de resultados referente ao ano de 2015. Segundo a rede, a crise econômica a que o País atravessa foi a principal causa da retração nos resultados da rede.
A Accor Hotels anunciou hoje, em São Paulo, o balanço de resultados referente ao ano de 2015. Segundo a rede, a crise econômica pela qual o País atravessa foi a principal causa da retração nos resultados da rede. O volume de negócios registrou uma queda de -2,9% na região das Américas, em comparação a 2014; no Brasil, a queda foi de -5,8%, ainda na comparação com o ano passado. O Revpar teve queda de -8.9%.
De acordo com o diretor adjunto de Desenvolvimento de Novos Negócios da Accor na América do Sul, Eduardo Camargo, apesar dos números, a rede fechou o ano com números positivos.
"Registramos um recorde: foram 665 milhões de euros em lucro líquido para a rede, um pouco além do que esperávamos, mesmo com o impacto dos atentados de Paris. Na América do Sul, a crise impactou nos resultados no Brasil, onde o mercado brasileiro teve queda de 15% a 20% em regiões específicas".
DISTRIBUIÇÃO
Para o CEO Accor América do Sul, Patrick Mendes, o ano de 2016 é promissor para a rede, que trabalha em estratégias para a abertura de novas unidades no Brasil, que, segundo o executivo, é o segundo maior mercado da Accor no mundo.
“Atribuo o bom resultado aos seguintes elementos: massa crítica, que significa volume de negociação. Quando você negocia para 250 hotéis, você tem um poder aquisitivo que o coloca em uma posição favorável em um cenário de dificuldades; em segundo lugar, a distribuição, pois quando o mercado se retrai, o cliente Le Club Accor Hotels aparece interessado no resgate de pontos; e finalmente, a aceleração do desenvolvimento dos nossos empreendimentos em todos os âmbitos que garantam a melhor experiência ao cliente”.
OUTROS NÚMEROS
O ano passado também foi marcado pela assinatura de 40 contratos para empreendimentos nos próximos três anos. No Brasil foram assinados 28 novos hotéis. "Cerca de 50% dos contratos foram de clientes que já trabalham com a Accor, e 25% oriundos de conversões”, explicou Eduardo Camargo.
Atualmente, a Accor possui 253 hotéis em operação no Brasil, que, juntos, possuem 39 mil apartamentos. No restante da América do Sul, são 266 hotéis, totalizando 44 mil apartamentos. "Nossa meta é alcançar 500 hotéis na América do Sul até o 2020, sendo 400 deles no Brasil, totalizando 70 mil apartamentos, entre franquias, administrados e unidades próprias”, complementou Patrick Mendes.
COMITÊ NA AMÉRICA DO SUL
A rede também anunciou a criação do comitê de direção da América do Sul, composto por 14 membros, todos colaboradores da rede e liderado por Mendes.
“O comitê atuará nos 12 países da América do Sul, incluindo Peru, Equador, Argentina, Brasil, Chile, entre outros. Conta com novos departamentos, como o de tecnologia, a cargo do francês Erwan Legoff; Marketing, a cargo de Roberta Venaglia; o Corporate Social Responsability, comandado por Antonietta Varlese; o de segmentos econômicos e midscale, liderado por Oliver Hick e Up e Luxo, de responsabilidade de Philippe Trapp”, explicou o CEO.
De acordo com o diretor adjunto de Desenvolvimento de Novos Negócios da Accor na América do Sul, Eduardo Camargo, apesar dos números, a rede fechou o ano com números positivos.
"Registramos um recorde: foram 665 milhões de euros em lucro líquido para a rede, um pouco além do que esperávamos, mesmo com o impacto dos atentados de Paris. Na América do Sul, a crise impactou nos resultados no Brasil, onde o mercado brasileiro teve queda de 15% a 20% em regiões específicas".
DISTRIBUIÇÃO
Para o CEO Accor América do Sul, Patrick Mendes, o ano de 2016 é promissor para a rede, que trabalha em estratégias para a abertura de novas unidades no Brasil, que, segundo o executivo, é o segundo maior mercado da Accor no mundo.
“Atribuo o bom resultado aos seguintes elementos: massa crítica, que significa volume de negociação. Quando você negocia para 250 hotéis, você tem um poder aquisitivo que o coloca em uma posição favorável em um cenário de dificuldades; em segundo lugar, a distribuição, pois quando o mercado se retrai, o cliente Le Club Accor Hotels aparece interessado no resgate de pontos; e finalmente, a aceleração do desenvolvimento dos nossos empreendimentos em todos os âmbitos que garantam a melhor experiência ao cliente”.
OUTROS NÚMEROS
O ano passado também foi marcado pela assinatura de 40 contratos para empreendimentos nos próximos três anos. No Brasil foram assinados 28 novos hotéis. "Cerca de 50% dos contratos foram de clientes que já trabalham com a Accor, e 25% oriundos de conversões”, explicou Eduardo Camargo.
Atualmente, a Accor possui 253 hotéis em operação no Brasil, que, juntos, possuem 39 mil apartamentos. No restante da América do Sul, são 266 hotéis, totalizando 44 mil apartamentos. "Nossa meta é alcançar 500 hotéis na América do Sul até o 2020, sendo 400 deles no Brasil, totalizando 70 mil apartamentos, entre franquias, administrados e unidades próprias”, complementou Patrick Mendes.
COMITÊ NA AMÉRICA DO SUL
A rede também anunciou a criação do comitê de direção da América do Sul, composto por 14 membros, todos colaboradores da rede e liderado por Mendes.
“O comitê atuará nos 12 países da América do Sul, incluindo Peru, Equador, Argentina, Brasil, Chile, entre outros. Conta com novos departamentos, como o de tecnologia, a cargo do francês Erwan Legoff; Marketing, a cargo de Roberta Venaglia; o Corporate Social Responsability, comandado por Antonietta Varlese; o de segmentos econômicos e midscale, liderado por Oliver Hick e Up e Luxo, de responsabilidade de Philippe Trapp”, explicou o CEO.