Roberta Queiroz   |   07/01/2016 15:32

Hotelaria de Salvador atinge pior índice dos últimos 4 anos

A análise divulgada pelo destino revelou que 2015 foi o pior ano do setor nos últimos quatro anos.

Durante o réveillon, muitos hotéis de Salvador alcançaram ocupação máxima. O índice, no entanto, não foi suficiente para recuperar os outros meses e datas comemorativas. A análise divulgada pelo destino revelou que 2015 foi o pior ano do setor nos últimos quatro anos.

A média anual de ocupação atingiu 53,6 %, número inferior a média de 2014 (55,64%), 2013 (56,27%) e 2012 (58,76%), período em que a pesquisa foi iniciada na capital. Em relação à diária, a média de 2015 também ficou abaixo da atingida no ano anterior (R$ 238,1), resultando em uma queda de 14,7%.

O presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, opinou sobre a situação do setor. “O fechamento do Centro de Convenções, principal instrumento de captação de visitantes no período de baixa estação, que começa logo apos o carnaval, a falta de um trabalho sistemático de divulgação do destino por meio da mídia, o abandono da cidade e da orla Atlântica por quase uma década e a sobreoferta de hotéis estão dentre os principais responsáveis por este desempenho”, disse.

“A alta do dólar tem sido um aspecto positivo para o aumento do fluxo turístico na cidade, observado nos últimos meses, mas por si só não e capaz de reverter o quadro”, completou.

OUTROS DADOS
De acordo com a Pesquisa Conjuntural de Desempenho, realizada pela Taxinfo em parceria com a ABIH da Bahia e do Brasil, mostrou que, das seis capitais que participam do levantamento, Salvador ocupou a quinta posição na taxa de ocupação hoteleira no mês passado (51,7%). O destino perdeu para Fortaleza (87,2%), Aracaju (69,4%), Maceió (67%) e Curitiba (58,1%), e superou apenas Belo Horizonte, com taxa de ocupação de 39%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados