Hugo Okada   |   05/08/2015 14:09

Confira algumas soluções tecnológicas exclusivas para hotéis

A Alcatel-Lucent Enterprise divulgou uma linha de técnicas desenvolvidas para o segmento hospitality

A Alcatel-Lucent Enterprise - empresa de tecnologia e serviços de comunicação corporativa do escritório para a nuvem - promoveu hoje o evento Hospitality Experience 2015, no hotel Radisson Vila Olímpia, em São Paulo, onde divulgou a linha de soluções desenvolvidas para o segmento hospitality.

A apresentação, conduzida pelo engenheiro de soluções da empresa, Rodrigo Pivetti, destacou produtos como o mobile guest softphone, aplicação que permite que o hóspede use seu próprio dispositivo para acessar os serviços do hotel. Por meio de um aplicativo que pode ser baixado nas plataformas iOS e Google Play, o hóspede também tem acesso via QRCode a toda a programação e informação disponível do empreendimento, conseguindo, inclusive, comunicar-se com a recepção e solicitar o room service via aplicativo.

Outro produto de destaque apresentado no evento foi o e-Concièrge, desenvolvido especialmente para o público millennials. Trata-se de uma aplicação com software de integração com sistemas hoteleiros, permitindo a customização e o cadastro de novas informações. Por exemplo, por meio do QR Code, o hóspede consegue visualizar tudo o que o hotel oferece, incluindo a oferta gastronômica, carta de vinhos e cardápios de chefs renomados, além de incluir suas próprias experiências no empreendimento.

Segundo o diretor geral da Alcatel-Lucent no Brasil, Nuno Ribas, “a idéia é potencializar o uso da tecnologia a fim de melhorar a experiência e o conforto dos hóspedes. Toda essa tecnologia significa uma tendência já bastante difundida no Exterior e que pretende, no Brasil, proporcionar diferenciais procurados pela geração millennials: conforto e praticidade”.

INTERAÇÃO HUMANA
“A interação humana é fundamental quando se fala em atendimento e serviços. O que queremos é facilitar a interação do Concièrge, e não eliminar a sua figura da operação hoteleira. Vamos usar o seguinte exemplo: você viaja a trabalho e chegou um dia antes. Você quer jantar e precisa subir no quarto, passar a mão no telefone, falar com o concièrge que vai te passar uma lista de lugares. Você perderá mais tempo consultando na internet o que lhe agrada mais ou menos. Com o nosso produto, você interage com o concièrge por meio do seu smartphone ou tablet, e ele te passa essa mesma lista dentro do seu dispositivo e você automaticamente faz a escolha. Isso qualifica a atuação do concièrge do hotel que terá mais ferramentas para trabalhar e mais opções para disponibilizar para os hóspedes”.

DADOS IMPORTANTES
De acordo com dados levantados pela própria empresa, 46% dos hóspedes atualmente compõem a geração millennials (de 18 a 34 anos), que tem como principal característica o entusiasmo pela tecnologia. Cerca de 62% são viajantes de negócios que consideram a internet o item mais importante em um hotel, acima de conforto e alimentação; e 67% não retornam ao empreendimento se este não atende suas expectativas referentes a conexão. Outras características identificadas pela pesquisa mostram ainda que 45% dos hóspedes viajam com dois dispositivos móveis diferentes e 40% com três ou mais. Além disso, 74% dos hóspedes querem acessar conteúdo próprio em nuvem e 62% preferem efetuar o check-in via celular ou tablet.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados