Claudio Schapochnik   |   14/05/2015 18:11

QMC assegura melhor sinal wi-fi e celular na hotelaria sem custo

“Em relação ao custo: é zero para os empreendimentos hoteleiros, pois quem nos remunera são as operadoras de telefonia”

Com o objetivo de oferecer um “serviço de comunicação confiável e de qualidade indoor e outdoor”, tanto no sinal de wi-fi quanto de telefonia celular, a QMC Telecom, de Porto Rico, oferece a solução Distributed Antenna System (DAS). “Em relação ao custo: é zero para os empreendimentos hoteleiros, pois quem nos remunera são as operadoras de telefonia”, assegura o presidente da QMC Telecom do Brasil, André Machado Fonseca, em entrevista exclusiva ao PanHotéis.

A QMC Telecom tem acordos com sete operadoras de telefonia que atuam em todo o terriotório brasileiro: Claro, Tim, Oi, Vivo, Sky Telecom, On e Nextel. “São essas empresas que nos remuneram, e o hotel ou resort não gasta nada”, garante Fonseca.

MODELO DE NEGÓCIO
Nesse modelo de negócio, a QMC Telecom arca com o investimento de implantação das antenas que distribuirão so sinais de wi-fi e celular na propriedade. “Os equipamentos são da melhor quelidade, importados pela empresa basicamente dos Estados Unidos, da Europa e do Japão. Cuidamos da mão de obra também.”

Em troca desse investimento e dos benefícios, a QMC Telecom exige que os contratos sejam de longo prazo. “Queremos a exclusividade no empreendimento por um período mínimo de 15 anos a 20 anos”, conta o executivo.

“Nesse período, o gerente ou dono do hotel nos diz os horários em que podemos trabalhar. Quando pronto, alugamos uma sala no empreendimento para instalarmos o sistema que vai se comunicar, remotamente, com a nossa central, que fica no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo”, diz o presidente.

Para saber onde serão colocadas as antenas de comunicação, um engenheiro da empresa visita o hotel ou resort para fazer a avaliação e o projeto. “Todas as antenas são interligadas com fibra ótica subterrânea à central no estabelciomento”, conta Fonseca. Em relação às obras, ele diz que a QMC Telecom leva, em média, de dois a três meses para executá-las.

De acordo com o presidente da QMC Telecom, a qualidade no sinal de wi-fi e celular é fundamental para fidelizar o cliente – seja a lazer ou corporativo. “Seja nos apartamentos, no centro de convenções, na área das piscinas ou praia ou no campo de golfe, os hóspedes e clientes querem um serviço de internet e celular de alta qualidade e isso que nós oferecemos.”

Para não destoar na paisagem, no caso a instalação de um torre, a empresa tem solução. “Fazemos uma mimetização, ou seja, utilizamos recursos para que a torre fique integrada ao ambiente – e isso funciona”, garante o presidente.

ESTIMATIVAS
Com o produto DAS, hoje o principal cliente da QMC Telecom é o setor de Shopping Centers. “No entanto, acreditamos que logo logo o setor da Hospitalidade vai ser o número um na empresa. O potencial de crescermos nessa área é enorme aqui no Brasil”, antevê Fonseca.

Em Brasília, no Setor Hoteleiro Sul, o Complexo Brasil 21 terá DAS da QMC em toda a extensão – três hotéis (sendo um administrado pela Rede Meliá); três torres de escritórios; um centro de convenções para quatro mil pessoas; garagem com 1.200 vagas; auditórios; diversas lojas; além de bares e restaurantes.

“No Complexo Brasil 21, o sistema encontra-se em fase de testes finais, e o lançamento comercial será em breve”, revela Fonseca.

Fundada em Porto Rico, a QMC Telecom está há três anos no Brasil. Também atua no México e na Colômbia. Mais informações sobre a empresa, clique aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados