Sai 1° livro sobre Revenue Management escrito por brasileira
Lígia Centurión lança "Princípios e práticas de revenue management – Gerenciamento de demanda, de receita e de distribuição"
Uma das maiores especialistas em revenue management (RM) do País e diretora de Soluções para Hotéis da HRS para América Latina, Lígia Centurión é a primeira brasileira a lançar um livro sobre o tema. Princípios e práticas de revenue management – Gerenciamento de demanda, de receita e de distribuição acabou de sair do forno pela Editora Senac São Paulo (512 páginas, R$ 84,90) após sete anos de muita pesquisa e dedicação, sobretudo entre 2012 e 2014.
“Escrevi essa obra com muito carinho, que está bem ´amarrado´: é para quem, também, não sabe nada sobre o tema e quer aprender”, comemora Lígia, em entrevista exclusiva ao PanHotéis. “O objetivo maior da obra é educar o público hoteleiro e o estudante, pois há muita carência nesse setor aqui no Brasil e na América Latina”, emenda ela, que pretende traduzir seu livro para o espanhol.
“Há ainda exercícios, apresentação de cases e entrevistas, tudo adaptado à cultura brasileira”, emenda a profissional, que já trabalhou, entre outros, nos hotéis Grand Hyatt São Paulo e Hilton São Paulo Morumbi, ambos na capital paulista. “No final, publico um glossário com os principais jargões.”
Segundo Lígia, a noite de autógrafos vai ocorrer este mês, mas ainda não foi definido o local e o horário do evento.
SINOPSE E SUMÁRIO
“O gerenciamento de receita exige cada vez mais do profissional uma cuidadosa gestão da distribuição, sem que isso signifique se resumir, por exemplo, à crescente participação do e-commerce – o risco é se tornar apenas um gestor de canais, enquanto as estratégias de Revenue acabam não recebendo a devida atenção”, diz trecho da sinopse divulgada pela Editora Senac São Paulo.
“Atento às demandas do mercado de trabalho, o livro detalha como lidar com os fatores que precisam ser considerados para a aplicação de um RM eficiente, como: segmentação do mercado; controle da capacidade do inventário; previsão de demanda; estratégia de preços e de distribuição; e avaliação de desempenho.”
Confira o sumário do livro:
Nota do editor, 7
Prefácio, 9
Agradecimentos, 13
Apresentação, 15
Introdução, 19
Parte 1 – Análise e Planejamento de Marketing, 25
Capítulo 1 – Conceitos de marketing de experiências, 27
Capítulo 2 – Análise de fatores externos, 45
Capítulo 3 – Análise do mercado e da concorrência, 75
Capítulo 4 – Análise de fatores internos, 109
Capítulo 5 – Conhecimento dos consumidores, 131
Parte 2 – Desenvolvimento e Implementação das Estratégias de RM, 177
Capítulo 6 – Segmentação de mercado, 179
Capítulo 7 – Controle da capacidade do inventário, 209
Capítulo 8 – Previsão de demanda, 237
Capítulo 9 – Estratégia de preços, 275
Capítulo 10 – Canais de distribuição, 321
Parte 3 – Avaliação, Controle e Ajustes Finais, 361
Capítulo 11 – Cultura organizacional, 363
Capítulo 12 – Avaliação de desempenho, 393
Glossário, 421
Bibliografia, 481
Índice, 507
“Escrevi essa obra com muito carinho, que está bem ´amarrado´: é para quem, também, não sabe nada sobre o tema e quer aprender”, comemora Lígia, em entrevista exclusiva ao PanHotéis. “O objetivo maior da obra é educar o público hoteleiro e o estudante, pois há muita carência nesse setor aqui no Brasil e na América Latina”, emenda ela, que pretende traduzir seu livro para o espanhol.
“Há ainda exercícios, apresentação de cases e entrevistas, tudo adaptado à cultura brasileira”, emenda a profissional, que já trabalhou, entre outros, nos hotéis Grand Hyatt São Paulo e Hilton São Paulo Morumbi, ambos na capital paulista. “No final, publico um glossário com os principais jargões.”
Segundo Lígia, a noite de autógrafos vai ocorrer este mês, mas ainda não foi definido o local e o horário do evento.
SINOPSE E SUMÁRIO
“O gerenciamento de receita exige cada vez mais do profissional uma cuidadosa gestão da distribuição, sem que isso signifique se resumir, por exemplo, à crescente participação do e-commerce – o risco é se tornar apenas um gestor de canais, enquanto as estratégias de Revenue acabam não recebendo a devida atenção”, diz trecho da sinopse divulgada pela Editora Senac São Paulo.
“Atento às demandas do mercado de trabalho, o livro detalha como lidar com os fatores que precisam ser considerados para a aplicação de um RM eficiente, como: segmentação do mercado; controle da capacidade do inventário; previsão de demanda; estratégia de preços e de distribuição; e avaliação de desempenho.”
Confira o sumário do livro:
Nota do editor, 7
Prefácio, 9
Agradecimentos, 13
Apresentação, 15
Introdução, 19
Parte 1 – Análise e Planejamento de Marketing, 25
Capítulo 1 – Conceitos de marketing de experiências, 27
Capítulo 2 – Análise de fatores externos, 45
Capítulo 3 – Análise do mercado e da concorrência, 75
Capítulo 4 – Análise de fatores internos, 109
Capítulo 5 – Conhecimento dos consumidores, 131
Parte 2 – Desenvolvimento e Implementação das Estratégias de RM, 177
Capítulo 6 – Segmentação de mercado, 179
Capítulo 7 – Controle da capacidade do inventário, 209
Capítulo 8 – Previsão de demanda, 237
Capítulo 9 – Estratégia de preços, 275
Capítulo 10 – Canais de distribuição, 321
Parte 3 – Avaliação, Controle e Ajustes Finais, 361
Capítulo 11 – Cultura organizacional, 363
Capítulo 12 – Avaliação de desempenho, 393
Glossário, 421
Bibliografia, 481
Índice, 507