Qual a principal demanda de quem reserva um hotel?
Especializada em projetos para as áreas de turismo e hotelaria, a consultoria Mapie realizou, em parceria com o blog Disque9, uma pesquisa que traz demanda
Especializada em projetos para as áreas de turismo e hotelaria, a consultoria Mapie realizou, em parceria com o blog Disque9, uma pesquisa que traz demandas, preferências, comportamento, entre outros aspectos, de profissionais responsáveis por efetuar reservas em hotéis. No total foram entrevistadas 665 pessoas de todo o Brasil, entre secretárias (26,4%), agentes de viagens (26,4%), gestores de viagens (12,4%), assistentes de departamento (10,2%), gestores de compras (6,9%), estagiários (1,1%) e outros (16,6%).
Um dos pontos do trabalho aborda as principais demandas dos “reservantes”, por meio da pergunta aberta “O que poderia ser melhorado na relação com os hotéis”. O item “respostas mais rápidas” apareceu como principal resposta, seguido de “tarifas-acordo” e “atendimento eficaz”.
Entre os pontos mais relevantes para a escolha do hotel estão: localização (84,54%), qualidade da estrutura (83,08%), preço (77,46%), experiências positivas anteriores (75%), e bom relacionamento com o hotel (68,26%). Os meios mais comuns para efetuar as reservas são: e-mail (61,1%), central de reservas (35,9%), portal das agências parcerias (33,4%), sistemas de reservas próprios da empresa (28%), GDS (20%), site do hotel (10,6%), OTAs (6%), fax (1,2%) e aplicativos (0,7%).
Diante de eventuais problemas, 60,21% dos reservantes reclamam para o executivo de Contas do hotel (na próxima visita), 59,86% para o agente de reservas e 19,37% diretamente para o gerente geral.
OFERTAS
E como estes profissionais tomam conhecimento das ofertas praticadas pelos hotéis? Em 62,8% dos casos, por meio da visita e do contato com os executivos de Contas dos hotéis; 46,1% pelo Google e demais buscadores; 34,9% por intermédio da agência de viagens parceira; 34,4% via indicações; 24,2% pelas operadoras de viagens; 22,1% através dos sistemas de reservas das operadoras oferecidos às agências; 21,9% pelo sistema de viagens próprio da empresa; 20,6% por meio das OTAs; 17,9% pelos GDS; 11,6% pela imprensa; e 2,9% por outros meios.
“A pesquisa mostra os fatores determinantes para que o hotel seja o eleito como o meio de hospedagem daquela viagem. É importante ficar atento aos pontos levantados pelos próprios clientes e satisfazer as necessidades tanto de quem faz a reserva quanto de quem ficará realmente hospedado”, comenta Trícia Neves, sócia-diretora da Mapie ao lado de Carolina Haro. Desde o início de outubro, a Mapie é representante da Phocuswright no Brasil.
Um dos pontos do trabalho aborda as principais demandas dos “reservantes”, por meio da pergunta aberta “O que poderia ser melhorado na relação com os hotéis”. O item “respostas mais rápidas” apareceu como principal resposta, seguido de “tarifas-acordo” e “atendimento eficaz”.
Entre os pontos mais relevantes para a escolha do hotel estão: localização (84,54%), qualidade da estrutura (83,08%), preço (77,46%), experiências positivas anteriores (75%), e bom relacionamento com o hotel (68,26%). Os meios mais comuns para efetuar as reservas são: e-mail (61,1%), central de reservas (35,9%), portal das agências parcerias (33,4%), sistemas de reservas próprios da empresa (28%), GDS (20%), site do hotel (10,6%), OTAs (6%), fax (1,2%) e aplicativos (0,7%).
Diante de eventuais problemas, 60,21% dos reservantes reclamam para o executivo de Contas do hotel (na próxima visita), 59,86% para o agente de reservas e 19,37% diretamente para o gerente geral.
OFERTAS
E como estes profissionais tomam conhecimento das ofertas praticadas pelos hotéis? Em 62,8% dos casos, por meio da visita e do contato com os executivos de Contas dos hotéis; 46,1% pelo Google e demais buscadores; 34,9% por intermédio da agência de viagens parceira; 34,4% via indicações; 24,2% pelas operadoras de viagens; 22,1% através dos sistemas de reservas das operadoras oferecidos às agências; 21,9% pelo sistema de viagens próprio da empresa; 20,6% por meio das OTAs; 17,9% pelos GDS; 11,6% pela imprensa; e 2,9% por outros meios.
“A pesquisa mostra os fatores determinantes para que o hotel seja o eleito como o meio de hospedagem daquela viagem. É importante ficar atento aos pontos levantados pelos próprios clientes e satisfazer as necessidades tanto de quem faz a reserva quanto de quem ficará realmente hospedado”, comenta Trícia Neves, sócia-diretora da Mapie ao lado de Carolina Haro. Desde o início de outubro, a Mapie é representante da Phocuswright no Brasil.