Quais são as principais mudanças nas vendas da hotelaria?
A diretora da Mapie Pesquisas, Carolina Sass Haro, apresentou no Encontro PanHotéis os resultados da pesquisa anual que a empresa realiza.
A diretora da Mapie Pesquisas, Carolina Sass Haro, apresentou no Encontro PanHotéis os resultados da pesquisa anual que a sua empresa realiza. Neste ano, o objetivo era identificar e entender as tendências que definirão o futuro das vendas na hotelaria. Saber quem compra, como compra e quais sãos as principais polêmicas e mudanças na área comercial dos hotéis. O estudo, que contou com o apoio do Fohb, foi dividido em quatro etapas: base de dados teórica, questionário on-line enviado para reservantes, questionário on-line enviado para o hóspede e o grupo focal.
Das diversas mudanças apontadas por Carolina em sua apresentação, três merecem destaque: o poder de escolha, a importância da área comercial como concierge da marca e as novas formas de contato e relacionamento. “No nosso modelo de negócios, a gente se comunica muito com o intermediário e pouco com o hóspede. Uma das principais mudanças é essa: transmitir a mensagem da nossa marca para o cliente final”, disse a executiva, se baseando nos dados divulgados pela pesquisa.
A pesquisa mostrou também quais são os meios mais utilizados para reservas de negócios: 23% são por meio de sites do hotel, 23% pelo departamento de viagens da empresa, 21% em sites de viagens (OTAS), 19% secretárias ou assistentes e 16% por central de reservas. “O atendente de reserva passa a ser muito mais significativo para a rede do que há alguns anos”, completou.
Para terminar, a diretora mostrou que 60% dos entrevistados não participam de nenhuma feira do setor e 57,7% raramente consultam material impresso. “O relacionamento sempre será relevante, o que muda é a forma de se relacionar. Precisamos nos atentar aos novos canais de comunicação”, concluiu.
Das diversas mudanças apontadas por Carolina em sua apresentação, três merecem destaque: o poder de escolha, a importância da área comercial como concierge da marca e as novas formas de contato e relacionamento. “No nosso modelo de negócios, a gente se comunica muito com o intermediário e pouco com o hóspede. Uma das principais mudanças é essa: transmitir a mensagem da nossa marca para o cliente final”, disse a executiva, se baseando nos dados divulgados pela pesquisa.
A pesquisa mostrou também quais são os meios mais utilizados para reservas de negócios: 23% são por meio de sites do hotel, 23% pelo departamento de viagens da empresa, 21% em sites de viagens (OTAS), 19% secretárias ou assistentes e 16% por central de reservas. “O atendente de reserva passa a ser muito mais significativo para a rede do que há alguns anos”, completou.
Para terminar, a diretora mostrou que 60% dos entrevistados não participam de nenhuma feira do setor e 57,7% raramente consultam material impresso. “O relacionamento sempre será relevante, o que muda é a forma de se relacionar. Precisamos nos atentar aos novos canais de comunicação”, concluiu.