Fabíola Bemfeito   |   10/04/2014 16:22

"Hotéis, não tenham medo da internet", diz especialista

A importância de o hotel investir em tecnologia e usar a internet a seu favor deu o tom do primeiro painel do segundo dia do Conotel, que segue até amanhã no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Ezequiel Ribeiro, do Sabre Hospitality Solutions, destacou o crescimento dos usuários mobile

A importância de o hotel investir em tecnologia e usar a internet a seu favor deu o tom do primeiro painel do segundo dia do Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, que começou ontem e segue até amanhã no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Ezequiel Ribeiro, do Sabre Hospitality Solutions, destacou que 7% das reservas hoteleiras em 2013 foram feitas no smartphone ou tablet. “E em 2014, o crescimento será superior a 100% já que a estimativa é que 20% das reservas sejam via mobile”, destacou o executivo.

Marco Jorge, que responde pelo Trip Advisor no Brasil, ressaltou seu carro chefe, as avaliações. Ele lembrou que 80% dos usuários do site leem de seis a 12 avaliações antes de fazer uma reserva hoteleira. “Além disso, sete entre dez pessoas consideram importante que o hotel responda aos comentários”, afirmou o executivo. Ele informou ainda que três fatores se unem para aumentar a classificação positiva de um estabelecimento no Trip Advisor, “a qualidade da avaliação, a quantidade de comentários e o período em que foi publicado – quanto mais recente, melhor”, disse o executivo.

GOOGLE
Leonardo Vieira e Vinicius Landucci, da área de Novos Negócios do Google, começaram sua palestra convocando os hoteleiros: “façam a internet trabalhar para vocês”, disseram. “A receita de venda on-line no Brasil foi de US$ 8 bilhões em 2013. Vocês não querem participar desse bolo?”. Eles também garantiram que não há mistério no mundo on-line: “o mundo off-line se reflete no mundo on-line.” Os dois também mostraram novas ferramentas do Google, como a Google Hotel Finder, criadas tendo em vista o alto número de pessoas que buscam por hotéis no mecanismo.

RESENHAS FALSAS
Patrícia Coutinho, da ABIH-MG, lembrou o desafio do pequeno hoteleiro, cuja cidade muitas vezes não tem uma internet de qualidade e conta com pouco pessoal para cuidar de temas como mídias sociais e ferramentas como o Trip Advisor. “Mas eu sei que precisamos nos adequar, porque essa situação é irreversível”, destacou a hoteleira mineira.

“O Trip Advisor tem serviços pagos para o hoteleiro, como o Perfil Plus, mas também tem serviços gratuitos, como a avaliação expressa, que permite que o hotel convide seus hóspedes a falarem dele no site global”, lembrou Marco Jorge. Ele concluiu ressaltando que há diversos mecanismos no Trip Advisor visando inibir resenhas falsas e, muitas vezes, feitas pela concorrência para prejudicar um estabelecimento.

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