Fabíola Bemfeito   |   21/02/2014 11:12

Sistema permite conhecer disponibilidade nos hotéis de Lençóis (BA)

Lençóis (BA), portão de entrada para a Chapada Diamantina, registrou média de ocupação anual de 72,7% nos feriados de 2013. Os dados foram obtidos por meio de um software, o Controle de Hospedagem, que permite acompanhar em tempo real a ocupação hoteleira da cidade

Lençóis (BA), portão de entrada para a Chapada Diamantina, registrou média de ocupação anual de 72,7% nos feriados de 2013. Os dados foram obtidos por meio de um software, o Controle de Hospedagem, que permite acompanhar em tempo real a ocupação hoteleira da cidade.

Para o carnaval, por exemplo, turistas poderão consultar pela internet onde ainda existem vagas. O sistema permite análises comparativas e pode auxiliar no planejamento de ações estratégicas do poder público.

Por conta disso, a cidade acaba de lançar o primeiro balanço anual de ocupação na rede hoteleira. "A proposta é compartilhar esta ferramenta com empresários e turistas e oferecer informações frequentes sobre os locais que ainda tem vaga ou não", explica Michelle Nonato, secretária de Turismo do município.

Entre os períodos analisados no ano passado, o Festival de Lençóis registrou a maior taxa de ocupação (94,7%), seguido do réveillon (86,3%), Proclamação da República (78,5%), São João (63,5%) e Semana Santa (53,9%). "Antes do Controle de Hospedagem, não tínhamos dados sobre a ocupação real nos estabelecimentos em períodos de grande demanda como alta temporada, eventos e feriados", conta Michelle. "A utilização do sistema ajudará no planejamento de ações estratégicas de promoção e comercialização do destino", completa.

Através das estatísticas do ano passado, por exemplo, já é possível prever atenção especial para a Semana Santa, que teve os mais baixos índices de ocupação. "Os dados inseridos no sistema geram informações fidedignas essenciais para o planejamento do turismo no município e para o desenvolvimento de um bom trabalho do poder público e do trade", declara a secretária.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados