Hugo Okada   |   28/02/2014 12:34

Setor Hoteleiro deve gerar 320 mil empregos na África

Segundo pesquisa realizada pela W Hospitality Group, e Hotel Partners África, o setor hoteleiro deve crescer consideravelmente nos próximos anos. A estimativa é de 136 mil novos postos de trabalho em 2014, 87 mil em 2015, 70 mil em 2016, e 27 mil em seguida.

Segundo pesquisa realizada pela W Hospitality Group, e Hotel Partners Africa, o setor hoteleiro deve crescer consideravelmente nos próximos anos. A estimativa é de 136 mil novos postos de trabalho em 2014, 87 mil em 2015, 70 mil em 2016, e 27 mil em seguida.

Embora pareça impressionante, o aumento da demanda por trabalhadores no setor varia de país para país.

A Nigéria lidera essa lista, com 53 mil postos de trabalho, seguida por Gana, com 11 mil, Angola com 9 mil, Etiópia com 8,8 mil e Uganda com 8,5 mil.

No norte da África, onde a indústria hoteleira é desenvolvida, mas o crescimento geral é relativamente lento, o mercado de trabalho é caracterizado pelo recrutamento de grande número de profissionais “júnior” e rápidas promoções aos indivíduos que se destacam e que demonstram mais capacidade.

Na África Subsaariana, onde se prevê um crescimento mais rápido (na ordem de 23%), a Hotel Partners Africa (HPA) observa três tendências principais: fluxo de gestão a partir de estrangeiros, busca por uma gerência talentosa e grande investimento em programas de treinamento.

Segundo o diretor da W Hospitality, Trevor Ward, “as principais razões para a lentidão no crescimento do setor na África do Norte incluem a abertura de hotéis do pipeline de 2012, particularmente na Argélia, redução de investimentos devido a preocupações políticas e maior ênfase no desenvolvimento do mercado na África Subsaariana. No entanto, em comparação com economias desenvolvidas onde as taxas de crescimento estão lutando para ultrapassar 2%, a África desponta de maneira positiva com a boa notícia da criação de empregos”.

As principais redes envolvidas neste crescimento são: Hilton Worldwide, com estimativa de necessidade de 10 mil trabalhadores; Accor, com 6 mil; Carlson-Rezidor, com 5,5 mil; Starwood e Marriott, 4 mil cada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.