Fabíola Bemfeito   |   13/12/2013 14:47

Como a Marriott lida com grandes ideias, pelo CEO Arne Sorenson

Em seu blog, Arne Sorenson, CEO da Marriott International, diz que é seu objetivo abrir mão da ilusão de que é preciso ser o dono da grande ideia. "É necessário um pouco de humildade. Precisamos da `sabedoria do todo´"

Em seu blog, Arne Sorenson, CEO da Marriott International, destaca uma de suas grandes ideias para 2014. Segundo ele, é seu objetivo abrir mão da ilusão de ser sempre o dono da grande ideia. Ou mesmo da pequena. “É preciso um pouco de humildade para nós, homens de negócios. Precisamos entender que nossas ideias pessoais – não importa o quão revelador soem na sala de reuniões – não são, necessariamente, o melhor curso de ação. Precisamos ouvir os nossos clientes. Para sermos verdadeiramente inovadores, precisamos abrir nossos ouvidos e reduzir a nossa tendência natural para rejeitar o que foi inventado em outro lugar”, diz o CEO.

“A tecnologia nos permite agora ouvir de perto as pessoas que estão usando nossos produtos, dormindo em nossos quartos, pagando as contas. Precisamos nos envolver mais com as pessoas e deixá-los tomar decisões reais sobre como eles trabalham e se divertem.

Na Marriott, vamos nos engajar em projetos que já envolveram clientes - em design, planejamento de menus e tecnologia. Se eles querem usar uma cabana tiki para se comunicarem, certifiquem-se de que o wi-fi chegue lá. Se eles querem diminuir o impacto do carbono na atmosfera enquanto viajam, certifique-se de que eles tenham as ferramentas para fazê-lo. Se não querem esperar na fila para o check-in, deixe-os fazer o processo com o seu smartphone.

No início deste ano, pedimos aos clientes que nos enviassem a sua grande ideia para viagens. Foi parte da nossa campanha Travel Brilliantly, da Marriott, e tornou-se uma sessão de brainstorming sem paralelos. Mais de 700 ideias surgiram em temas como geladeiras inteligentes, listas de espera em nuvem, música em zonas, concierges sociais, armário.

A melhor ideia, escolhida por um painel de juízes, é uma vending machine automática que irá oferecer opções saudáveis para os viajantes ligados na boa nutrição. O jovem de Roswell, Georgia, que apresentou a sugestão, está agora trabalhando conosco no protótipo. Outras ideias para viajar de forma brilhante estão no funil também.

A transição para a aceitação e implementação de ideias dos clientes requer uma mudança de cultura e estamos prontos para isso. Por um longo tempo, muitos de nós pensamos que nosso trabalho era chegar com a grande ideia. Às vezes, nós pensamos que o nosso trabalho é criar desejos, por meio da publicidade e, em seguida, entregá-los. Em uma de suas famosas frases, Steve Jobs afirmou que ele nunca poderia criar algo poderoso o suficiente se ele apenas ouvisse os clientes - que precisava criar algo que os clientes nem sabiam que eles queriam. Esse modelo está rapidamente se tornando obsoleto. Tem sido sempre limitado àqueles que são verdadeiramente brilhantes. O novo modelo baseia-se na `sabedoria do todo´.

Como a tecnologia cada vez mais permite aos clientes compartilhar suas ideias e personalizar suas escolhas, ele cada vez mais vai esperar um serviço personalizado. As empresas de sucesso, e nós pretendemos liderar o pelotão, estarão gastando seu tempo em ouvir e entender o que cada cliente é, depois e encontrar maneiras de trabalhar com eles para criar a sua própria experiência única. Essa é a minha - eu quero dizer - a grande ideia para 2014”
, conclui Sorensen.

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