Fabíola Bemfeito   |   23/10/2013 11:13

Hotelaria independente é o desafio da distribuição

A hotelaria independente é o grande desafio da distribuição. É isso que afirmaram os participantes do painel sobre distribuição hoteleira realizado ontem no Encontro PanHotéis Inovação e Tendências, realizado no auditório da CNC, no Rio de Janeiro

A hotelaria independente é o grande desafio da distribuição. É isso que afirmaram os participantes do painel sobre distribuição hoteleira realizado ontem no Encontro PanHotéis Inovação e Tendências, realizado no auditório da CNC, no Rio de Janeiro. Participaram o presidente da Abracorp, Edmar Bull, o presidente da Trend, Luis Paulo Luppa, a diretora comercial da rede Windsor, Rosângela Gonçalves, o superintendente da CVC, Valter Patriani, e o presidente da ABIH, Enrico Fermi. A mediação foi do editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

Segundo Edmar Bull, foi principalmente na hotelaria independente que a Abracorp pensou quando deu sinal verde para o desenvolvimento do B2B Reservas, sistema de reservas hoteleiras para as 32 associadas à entidade. “Com a proliferação de parques industriais, usamos hotéis no meio do nada”, disse Edmar Bull. O presidente da ABIH, Enrico Fermi, que conta com 3,8 mil hotéis associados, principalmente os independentes, lembrou o tamanho desse mercado. “Os independentes respondem por 52% dos hotéis no País e vemos com bons olhos iniciativas como a da Abracorp. Se é um facilitador para a hotelaria, ele é bem vindo. Precisamos é entender para aproveitar comercialmente”, afirmou.

“A Trend tem uma relação de 21 anos com esses hotéis”, afirmou Luis Paulo Luppa. “E é preciso ter amplitude no produto hoteleiro oferecido. Além das diferentes localizações dos empreendimentos, como bem lembrou o Edmar, hoje, com o crescimento da economia brasileira, os viajantes corporativos têm um leque muito grande. Viaja o presidente da empresa e viaja o eletricista”, continuou o executivo. “Trabalhamos muito com os hotéis independentes. A CVC tem mais de cinco mil hotéis em seu cadastro. Na verdade, a CVC ocupa nove mil quartos por dia no Nordeste, para vocês verem como é importante uma boa distribuição”, afirmou Valter Patriani.

Luppa, da Trend, ressaltou que distribuir de forma eficiente não é apenas ter um bom sistema. “A distribuição é muito mais do que apenas disponibilizar conteúdo. Inclui inteligência, serviço, promoção e boas ferramentas de marketing. O sistema busca apenas disponibilidade e preço e distribuir é muito mais que isso”. Segundo ele, a Trend conta com 12 milhões de room nights hoteleiras para distribuir em 2014.

“O mix de diferentes condições é o que faz o mix da hoteleira”, afirmou Rosângela Gonçalves, da rede Windsor. A Windsor tem foco no cliente corporativo, mas a rede também trabalha com tarifas diferenciadas para o lazer, especialmente no fim de semana. Ela também destacou a importância de preservar o cliente do dia a dia com disponibilidade, mesmo em meio a grandes eventos. “A hotelaria independente também precisa preservar seus parceiros anuais”, disse o presidente da ABIH, Enrico Fermi.

“A hotelaria entende a diferença entre os tipos de hóspedes. Ela cobra mais do cliente corporativo e isso é bom, porque a gente consegue oferecer preços melhores para o cliente de lazer”, destacou Valter Patriani. “Na verdade, há uma diferença entre quem quer viajar e quem precisa viajar e isso é uma das essências do nosso negócio”, concluiu Luppa.

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