Fabíola Bemfeito   |   04/07/2013 13:34

Bematech CMNet quer internacionalização e independentes

A Bematech CMNet, divisão de soluções tecnológicas para o setor hoteleiro da Bematech, tem alguns objetivos diante de si. Um deles é ampliar sua participação entre os hotéis independentes, já que a maior parte de seus clientes é formada por hotéis de redes. Outro é a internacionalização

A Bematech CMNet, divisão de soluções tecnológicas para o setor hoteleiro da Bematech, tem alguns objetivos diante de si para os próximos meses. Um deles é ampliar sua participação entre os hotéis independentes, já que a maior parte de seus clientes é formada por hotéis de redes. Outro é a internacionalização. “Já estamos presentes com bases em três países, Portugal, Argentina e Chile, e temos nossos sistemas instalados em 13. Mas vamos ampliar essa participação”, diz Bruno Primati, diretor da Bematech CMNet.

Mas a empresa garante que seu grande desafio mesmo é seguir trabalhando para gerar mais negócios para os hotéis clientes por meio da ampliação da oferta junto às agências e OTAs e ao melhor aproveitamento de cada canal. “Com as mudanças no comércio eletrônico, os hotéis estão dando mais atenção ao gerenciamento de canais e consequente otimização de receitas”, afirma. Por conta disso, o executivo destaca a criação de uma nova área de conhecimento dentro da CMNet, de channel management.

No que diz respeito ao atendimento dos hotéis, uma conquista da companhia foi a possibilidade de unir sua essência, que é a de softwares de gestão, com soluções de hardware, o que é possibilitado pela expertise da controladora da empresa, a Bematech, especializada em tecnologia para o varejo e que conta com uma plataforma integrada de equipamentos, sistemas, serviços e treinamentos.

SOFTWARE + HARDWARE
“Antes tínhamos os softwares, mas não entrávamos com o hardware. Agora, além de soluções completas de gestão para o hotel e seus restaurantes, podemos oferecer desde sistemas totalmente integrados aos equipamentos e terminais, mesmo que o empreendimento hoteleiro tenha restaurantes terceirizados ou vários fornecedores”, explica Primati, citando como exemplo a solução implantada no resort catarinense Costão do Santinho, em Florianópolis.

“A solução Hotal Full concentra o controle de setores importantes do resort, como reserva, financeiro, manutenção e A&B. O hotel, que tinha vários softwares de diferentes fornecedores, não integrados, passou a contar com apenas um software que engloba as funções necessárias para todos os setores do empreendimento”, conta o executivo, que diz ainda que o processo durou cerca de um ano.

Além da centralização de toda a gestão do hotel, o projeto também permitiu a redução de custos. Cuidando de operações na área de alimentos e bebidas, por exemplo, a ferramenta permite uma visão completa e unificada dessa área – permitindo entrega mais efetiva, evitando o desperdício.

MERCADO E PARTE FISCAL
O diretor considera que em 2013 o mercado de tecnologia para a hotelaria teve um primeiro trimestre bem aquecido e um segundo trimestre mais lento. “Mas com os vários hotéis que serão abertos no País, as perspectivas para os próximos tempos são bastante boas”, afirma, lembrando que a Bematech teve seu sexto trimestre consecutivo de crescimento em 2013.

Além disso, segundo ele, com o governo apertando a parte fiscal, a vida dos empreendimentos fica cada vez mais complicada e soluções e sistemas de gestão são cada vez mais necessários. “Não temos apenas soluções amplas, mas também produtos individuais, que podem ser adaptados à realidade de cada hotel”, afirma.

A Bematech CMNet tem em seu portfólio redes como o grupo Accor, Atlantica Hotels, Blue Tree, Meliá, Tropical, Bristol, Estanplaza, Othon, Bourbon, além de hotéis como Copacabana Palace e Fasano.

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