Agências fazem 50% das reservas de resorts do País
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), 44% dos hóspedes entrevistados utiliza o canal agência de viagens para realizar suas reservas
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), presidida por Dilson Jatahy Fonseca (foto), 44% dos hóspedes entrevistados utiliza o canal agência de viagens tradicional e 6% as agências on-line para realizar suas reservas - somando um total de 50%. Logo após seguem, nessa ordem, a central de reservas e e-mail do hotel (32%) e site do hotel (18%).
Essas informações fazem parte da pesquisa anual sobre os “Hábitos e Perfil dos Clientes de Resorts”, encomendada pela Resorts Brasil à Guest Associados.
O levantamento foi feito durante a alta temporada (verão de 2012/2013) e ouviu 2.953 turistas, divididos de acordo com a incidência dos resorts no País – o Nordeste, por exemplo, onde fica grande parte dos empreendimentos, ficou com 47% dos entrevistados.
Ainda segundo a pesquisa, a maior parte do hóspede de resort (60%) acessa redes sociais. Para informações sobre viagens, buscam uma ou mais fontes, sendo a internet a principal (45%), seguida pelas agências de viagens (26%), indicação de amigos (16%) e publicações especializadas (8%).
O maior peso da internet está nas regiões Sudeste e Sul. Na região Centro-Oeste, a segunda fonte de informação são as revistas (20%). No Nordeste, a segunda fonte são as agências de viagens (35%). No Sul, a indicação tem o segundo lugar (22%), sendo superior ao item agência de viagens (19%).
CRIANÇAS E MOTIVOS
A maioria (54%) viaja com crianças, e 70% consideram a tarifa “free” para os pequenos um diferencial preponderante na escolha do resort. O sistema all inclusive já é o preferido por 50% dos turistas de resorts.
Os principais fatores de motivação para os entrevistados irem a um resort são: praia (16%), localização (12%), indicação de amigos (10%), natureza/ecologia (9%), atividades para crianças (8%), já conhecem e a cidade onde está o resort (7% cada), indicação do agente de viagens (6%) e ter várias atividades no mesmo local (5%).
Essas informações fazem parte da pesquisa anual sobre os “Hábitos e Perfil dos Clientes de Resorts”, encomendada pela Resorts Brasil à Guest Associados.
O levantamento foi feito durante a alta temporada (verão de 2012/2013) e ouviu 2.953 turistas, divididos de acordo com a incidência dos resorts no País – o Nordeste, por exemplo, onde fica grande parte dos empreendimentos, ficou com 47% dos entrevistados.
Ainda segundo a pesquisa, a maior parte do hóspede de resort (60%) acessa redes sociais. Para informações sobre viagens, buscam uma ou mais fontes, sendo a internet a principal (45%), seguida pelas agências de viagens (26%), indicação de amigos (16%) e publicações especializadas (8%).
O maior peso da internet está nas regiões Sudeste e Sul. Na região Centro-Oeste, a segunda fonte de informação são as revistas (20%). No Nordeste, a segunda fonte são as agências de viagens (35%). No Sul, a indicação tem o segundo lugar (22%), sendo superior ao item agência de viagens (19%).
CRIANÇAS E MOTIVOS
A maioria (54%) viaja com crianças, e 70% consideram a tarifa “free” para os pequenos um diferencial preponderante na escolha do resort. O sistema all inclusive já é o preferido por 50% dos turistas de resorts.
Os principais fatores de motivação para os entrevistados irem a um resort são: praia (16%), localização (12%), indicação de amigos (10%), natureza/ecologia (9%), atividades para crianças (8%), já conhecem e a cidade onde está o resort (7% cada), indicação do agente de viagens (6%) e ter várias atividades no mesmo local (5%).