Diego Verticchio   |   21/05/2013 18:45

Hotelaria do Rio está à procura de mão de obra

O calendário do Rio fez com que novas bandeiras hoteleiras se instalassem na cidade. Segundo a ABIH-RJ, até a Olimpíada de 2016 cerca de 15 mil novas UHs serão inauguradas na cidade do Rio, o que irá gerar uma média de 15 mil novos empregos

O calendário do Rio – que inclui eventos religiosos e esportivos nos próximos três anos – fez com que novas bandeiras hoteleiras se instalassem na cidade. Já quem atua por aqui está buscando sua expansão. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), até a Olimpíada de 2016 cerca de 15 mil novas unidades habitacionais (UHs) serão inauguradas na cidade do Rio, o que irá gerar uma média de 15 mil novos empregos, em diversas áreas da hotelaria.

Para suprir essa demanda, os hotéis estão em busca de novos profissionais e contam com a ajuda do Senac-RJ, que realizou nesta terça-feira (dia 21), a segunda Feira de Oportunidades Senac, em sua sede, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Nesta edição 22 companhias entre hotéis, empresas de eventos e entidades de classe como ABIH e Abeoc participaram do encontro.

“A ideia é aproximar os alunos do mercado de trabalho e colocá-los em contato com as redes hoteleiras. Muitas vezes os alunos não sabem como chegar no RH de um desses hotéis, aqui estamos encurtando este caminho e fazendo com que ele dê o primeiro passo em sua carreira”, afirmou a especialista de produtos de turismo e hotelaria do Senac, Deise Montanarin (foto).

A grande novidade desta edição é a participação da ABIH-RJ, que está recolhendo todos os currículos dos interessados e disponibilizará para os hotéis associados. Ainda segundo Deise, uma outra mudança em relação ao ano passado está na postura das empresas.

“Para participar, cada expositor se comprometeu a enviar ao longo do ano feedbacks dos estudantes. Queremos saber se foram contratados, se foram contactados, porque não serviu, qual foi o diferencial para terem contratos, entre outros questionamentos. A ideia é fazer um levantamento da importância deste evento e, principalmente, detectar o que nós, instituições de ensino, podemos melhorar ou passar para nossos estudantes”.

QUALIFICAÇÃO, O X DA QUESTÃO
A expectativa do Senac era reunir ao longo do dia cerca de mil jovens interessados em oportunidades, no entanto este número foi alcançado às 14h. A maioria estudante, todos carregavam consigo currículos que foram entregues nos estandes espalhados pelo local.

“Novos hotéis estão sendo construídos e mais oportunidades de emprego surgirão nos próximos anos. O momento é este de conseguir um emprego”, acredita a estudante de hotelaria, Isabela Fontes.

Para a assistente de gerência do Mercure Botafogo, Tatiane Ramos, a grande dificuldade é encontrar interessados qualificados. A executiva fez durante o evento uma triagem e aqueles que se destacaram tiveram seus currículos encaminhados diretamente ao RH da rede Accor. Os demais ficarão armazenados no Accor Jobs, página de recrutamento da rede hoteleira. “Sai na frente quem coloca no currículo a opção de mobilidade. Na rede Accor as vagas são para todos os hotéis e quem tem disponibilidade para mudança já está na frente”, adianta.

Já Tatiana Milito, gerente de RH do Windsor Barra, não perdeu tempo. A executiva recebeu na parte da manhã o currículo de María Pía Vásquez, peruana mas moradora da Barra da Tijuca. Formada em Administração em Turismo, no Peru, María voltou à tarde para a feira para fazer uma entrevista e foi encaminhada para a última etapa da seleção – uma entrevista no próprio hotel.

“A Windsor tem uma Escola de Hotelaria, mas não dá vazão suficiente à demanda. Por isso que nós apoiamos e participamos de eventos como este, organizado pelo Senac. Há muita carência de mão de obra e aqui conseguimos garimpar bons talentos”, afirmou Tatiana. “Essa iniciativa foi abraçada pela hotelaria do Rio”, concluiu.

Aos que não puderam participar, o Senac fará um evento parecido no segundo semestre. Chamado de Talentos Senac, trata-se de uma espécie de olimpíadas que reúne alunos e ex-alunos da instituição em provas práticas. Os melhores serão aproveitados pelas empresas parceiras. Quem não for estudante do Senac pode conferir o evento e conversar com representantes das empresas que estarão por lá.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados