GJP, de Guilherme Paulus, aposta em multicanais
O presidente da GJP Hotels & Resorts, Guilherme Paulus, durante painel de hotelaria no Fórum PANROTAS, do qual participaram Roland de Bonadona, da Accor, e Craig Smith, da Marriott, disse que as redes hoteleiras, como demais fornecedores do turismo, devem investir na multicanalidade e estar bem tant
O presidente da GJP Hotels & Resorts, Guilherme Paulus, durante painel de hotelaria no Fórum PANROTAS - realizado terça e quarta-feira em São Paulo -, do qual participaram Roland de Bonadona, da Accor, e Craig Smith, da Marriott, disse que as redes hoteleiras, como demais fornecedores do turismo, devem investir na multicanalidade e estar bem tanto nos canais on-line como nos off-line.
"Sim, o Brasil tem quase 100 milhões de internautas e todos têm de estar on-line. Mas teremos mais 47 shopping centers só no Estado de São Paulo e isso é uma prova de que as vendas off-line continuam em alta”, disse. Na sua opinião, os mais de 500 milhões de consumidores que passam pelas lojas dos shoppings têm de ver o turismo e as viagens entre as opções de compras nos shoppings. “O on-line é importante, mas é o off-line que hoje dá consistência para o nosso negócio”, afirmou.
Ao falar sobre os diferentes canais, Craig Smith, da Marriott, disse que a geração Y, que está ficando mais velha e consumindo, compra de uma forma completamente diferente da geração X. “Em vez de ficar em seu quarto, a nova geração quer estar lá embaixo no lobby, ouvindo música, conversando, navegando e trocando SMS, tudo ao mesmo tempo”, disse. Por isso, é preciso conhecer esse mercado – a Marriott conduz uma pesquisa sobre o consumidor X e o consumidor Y – e investir tanto nos canais on-line como off-line.
Roland de Bonadona também disse que a Accor valoriza seus parceiros e quer trabalhar tanto on-line como off-line, tanto em seus canais de vendas como no dos parceiros. "Atualmente, mais de 1/3 das vendas dos hotéis 4 e 5 estrelas da Accor passa pelos agentes de viagens, por exemplo", contou. O executivo da Accor disse ainda que, nas OTAs, o cliente tem menos opções de produtos da rede. "Nos nossos canais há mais produtos e mais variedade. Não se encontra, por exemplo, todos os tipos de apartamentos de um hotel numa OTA. Eles vendem o quarto padrão, a especificação é conosco", afirmou.
"Sim, o Brasil tem quase 100 milhões de internautas e todos têm de estar on-line. Mas teremos mais 47 shopping centers só no Estado de São Paulo e isso é uma prova de que as vendas off-line continuam em alta”, disse. Na sua opinião, os mais de 500 milhões de consumidores que passam pelas lojas dos shoppings têm de ver o turismo e as viagens entre as opções de compras nos shoppings. “O on-line é importante, mas é o off-line que hoje dá consistência para o nosso negócio”, afirmou.
Ao falar sobre os diferentes canais, Craig Smith, da Marriott, disse que a geração Y, que está ficando mais velha e consumindo, compra de uma forma completamente diferente da geração X. “Em vez de ficar em seu quarto, a nova geração quer estar lá embaixo no lobby, ouvindo música, conversando, navegando e trocando SMS, tudo ao mesmo tempo”, disse. Por isso, é preciso conhecer esse mercado – a Marriott conduz uma pesquisa sobre o consumidor X e o consumidor Y – e investir tanto nos canais on-line como off-line.
Roland de Bonadona também disse que a Accor valoriza seus parceiros e quer trabalhar tanto on-line como off-line, tanto em seus canais de vendas como no dos parceiros. "Atualmente, mais de 1/3 das vendas dos hotéis 4 e 5 estrelas da Accor passa pelos agentes de viagens, por exemplo", contou. O executivo da Accor disse ainda que, nas OTAs, o cliente tem menos opções de produtos da rede. "Nos nossos canais há mais produtos e mais variedade. Não se encontra, por exemplo, todos os tipos de apartamentos de um hotel numa OTA. Eles vendem o quarto padrão, a especificação é conosco", afirmou.