Claudio Schapochnik   |   16/11/2010 14:27

Cozinha Bíblica é foco de Israel em festival no Inter-SP

Em conjunto com o Ministério do Turismo de Israel no Brasil e o Consulado de Israel em São Paulo, o Intercontinental São Paulo e o restaurante Tarsila realizam o 4° Festival Gastronômico de Israel entre os dias 24 e 27 deste mês

Em conjunto com o Ministério do Turismo de Israel no Brasil e o Consulado de Israel em São Paulo, o Intercontinental São Paulo e o restaurante Tarsila realizam o 4° Festival Gastronômico de Israel entre os dias 24 e 27 deste mês. Ao lado do chef do Tarsila, Marcelo Pinheiro, estará o chef Moshe Basson, praticante da Gastronomia Bíblica. Feita com ingredientes existentes na época da criação da Bíblia, ou seja, há 4 mil anos, essa gastronomia utiliza, por exemplo, muitos legumes e frutas, sal proveniente do Mar Morto e queijo de cabra.

Dentre os pratos da Gastronomia Bíblica que o chef Basson vai preparar para os paladares brasileiros durante o festival no Tarsila, está a Hubeiza, feito com folhas de malva, uma erva comestível, e outras ervas silvestres. A Hubeiza era preparada e ingerida durante o século 48 A.C., em Jerusalém.

O Festival no Tarsila tem receitas do restaurante The Eucalyptus, em Jerusalém, de propriedade do chef Basson. No cardápio, itens famosos como os figos recheados com cebola e berinjela. Há ainda itens como homus (pasta de grão de bico), tabule (salada de trigo) e falafel (bolinho de trigo e especiarias), gelfite fish (bolinhos de peixe com temperos e pimenta) e lahme ba´ajun, uma pizza vegetariana da região do Mediterrâneo. Os clientes podem degustar, ainda, o ceviche oriental, feito com peixe fresco e trigo com ervas da Bulgária; e o veal kofta, que são bolinhos de carne de cordeiro com quiabos e molho de tomate.

Para as sobremesas, o Tarsila trouxe a chef confeiteira Hemdat Goldberg, que já foi responsável pelo restaurante Keyara, em Jerusalém. Dentre as especialidades doces que a chef prepara, estão mousse de chocolate com creme de toffee e nozes, panacota (um tipo de creme) com sopa de vodka e geleia de vinho, sorvete de tahine (pasta de gergelim) com pistaches e marzipan de cenoura.

Os pratos do festival serão servidos no jantar, a partir das 19h, e o bufê custará R$ 89 por pessoa, sem bebidas incluídas. Reservas podem ser feitas pelo telefone (11) 3179-2555. O restaurante fica na alameda Santos, 1.123, em São Paulo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.