Felipe Niemeyer   |   16/04/2010 12:29

MTur ressalta importância da classificação hoteleira

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva, participou hoje, sexta-feira, em Ouro Preto (MG), de uma oficina para a discussão do Novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem.

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva, participou hoje, sexta-feira, em Ouro Preto (MG), de uma oficina para a discussão do Novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem. A oficina é o quinto encontro promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) tendo em vista a elaboração das novas matrizes de classificação hoteleira.

Silva ressaltou a importância da classificação hoteleira para estruturação do setor turístico e da colaboração dos empresários para o sucesso do projeto. “A classificação está entre os projetos de maior relevância para o MTur. Precisamos preparar o setor e o Brasil para a década de ouro que viveremos com a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, disse. “O novo sistema de classificação hoteleira definirá os requisitos mínimos de sustentabilidade, infraestrutura e serviço que um empreendimento precisa oferecer para se enquadrar numa determinada categoria”, acrescentou.

Segundo ele, ao ajustar a estrutura e os serviços às expectativas dos turistas, a ideia é melhorar a qualidade do turismo no País. “E qualidade, especificamente, é uma das garantias oferecidas pelo governo federal ao Comitê Olímpico Internacional (COI)”, acrescentou.

O novo sistema contemplará oito matrizes: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada, Flat e Hotel de Floresta. Dentro de cada matriz, critérios obrigatórios e eletivos (não obrigatórios) estão sendo definidos para enquadrar os empreendimentos em categorias.

Alguns setores da hotelaria, no entanto, discordam do MTUr. Veja aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados