Felipe Niemeyer   |   09/12/2009 11:36

ABIH-RJ confirma clima de otimismo do trade carioca

O Rio de Janeiro vive uma fase excepcional de exposição positiva da sua imagem após a conquista das Olimpíadas e o fato já impacta nos negócios do setor de turismo fluminense, principalmente na hotelaria.

O Rio de Janeiro vive uma fase excepcional de exposição positiva da imagem da cidade após a conquista da Olimpíada e o fato já impacta nos negócios do setor de turismo fluminense, principalmente na hotelaria. As vendas para o réveillon carioca estão 20% mais rápidas e as boas expectativas fazem com que o destino volte a ser alvo de investidores internacionais.

Segundo o presidente da ABIH-RJ, a propaganda gratuita e positiva que a cidade teve com a vitória na eleição do COI já influencia a escolha do destino dos turistas. “A tendência é termos uma procura cada vez maior ano após ano, para todos os grandes eventos que têm a cara do Rio, como o réveillon e o carnaval”, disse.

Hotéis como o Rio Othon Palace, Pestana Rio Atlantica e Sol Ipanema, confirmaram que já estão com 100% dos apartamentos reservados e pagos para as festas de fim de ano e com grande procura para o carnaval. A ocupação média para o período já está acima dos 65%, que é quase dez pontos percentuais acima do registrado neste período do ano passado. “E essas reservas antecipadas indicam a volta do mercado internacional”, comemora Lopes. A média de ocupação em 2009 deve ser de 68% (três pontos percentuais acima de 2008).

Ainda de acordo com Alfredo Lopes está prevista a abertura de quatro hotéis para o ano de 2009 somente na cidade do Rio de Janeiro – além do ex- Meridien que foi comprado pelo grupo Windsor, do Hotel Glória, do empresário Eike Batista e que passa por ampla reforma, e do Hotel Nacional, que vai a leilão dia 18 com grandes chances de ser arrematado. “Vemos o crescente interesse de redes internacionais. Esse fato atípico mostra que a imagem do Rio está positiva e a cidade se apresenta como excelente oportunidade de investimento”, explicou ele que indicou redes como o Vila Galé e a Iberostar.

O otimismo se estende para as áreas próximas da cidade. Em Niterói, por exemplo, será inaugurado um hotel de 256 aptos , do grupo Scorial Rio Hotel. Segundo um dos sócios, Manuel Sanchino Maneiro, o Hotel Praia das Flechas terá um investimento de 35 milhões, com um padrão de atendimento quatro a cinco estrelas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados