Gabriel Guirão   |   14/09/2009 09:28

Inter SP desenvolve ações em prol do meio ambiente

Com o intuito de neutralizar a emissão de CO2 emitido pelo hotel, O Intercontinental São Paulo firmou uma parceria com a empresa Brasil Flora. O projeto previa a plantação de 2.096 árvores em Araraquara, cidade do interior de São Paulo. Até setembro, a unidade plantou 1.065.

Com o intuito de neutralizar a emissão de CO2 emitido pelo hotel, o Intercontinental São Paulo firmou uma parceria com a empresa Brasil Flora. O projeto previa a plantação de 2.096 árvores em Araraquara, cidade do interior de São Paulo. Até setembro, a unidade plantou 1.065. “O restante das árvores nós vamos plantar até o final de 2010”, explicou o gerente geral do hotel, Francisco “Paco” Garcia. A ação de reflorestamento foi desenvolvida em parceria com os fornecedores Web Connection e Johnson-diversey.

De acordo com a presidente do Comitê de Meio Ambiente, Gabriela Gonzaga, cerca de 50 mudas serão plantadas com o apoio da prefeitura de São Paulo no CEU Alvarenga, na Cidade Ademar, também na capital paulista. “Depois que o trabalho estiver completo, pretendemos passar o nosso conhecimento para as outras unidades da rede no Brasil”, completou Paco, que também é diretor de Operações da rede para o Brasil.

Porém, as atividades pensadas no planeta não param por aí. O hotel utiliza o sistema on-line Green Engage, lançado pela IHG este ano. Com ele, gerentes de hotéis têm maior controle do consumo de energia. O sistema fornece dados separados de cada hotel, permitindo a comparação dos gastos de cada estabelecimento. Além disso, os executivos disseram que o gasto anual com água, energia e gás é de aproximadamente R$ 1 milhão. No entanto, o objetivo das ações é fazer com que o hotel diminua o gasto entre 10% e 20%. “Entre as 17h e 20h, o valor cobrado pelo consumo de energia é muito alto, por exemplo. Nossa lavanderia não funciona mais nesse horário e já conseguimos economizar mais de 10%. Não deixamos as luzes acesas 24h por dias e isso é bem aceito por nossos hóspedes”, fomentou.

Dentro, ainda, do conceito da tecnologia, a IHG implantou um programa de redução de material impresso com a digitalização de documentos. “Nosso objetivo este ano é deixar de utilizar 773 mil folhas de papel”, afirma Garcia.

“Nossa intenção é passar este conhecimento para que nossos funcionários tenham estas práticas também em suas casas”, complementou Gabriela. Para isso o Intercontinental São Paulo vai levar os filhos dos seus funcionários para participar de uma série de palestras sobre o tema no Dia das Crianças. Nesta data, eles também ganharão mudas para serem plantadas.

Para finalizar o ciclo de ações, somente entre abril e julho deste ano, o hotel reciclou 6,6 toneladas de alumínio, vidro, papel e plástico, além de 160 litros de óleo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados