Rodrigo Vieira   |   22/03/2017 17:18

Latam Brasil tem novo CEO; Claudia assume Clientes

Confira o que mudou na companhia, que ganhou quatro novas áreas

Rodrigo Vieira
Claudia Sender, diretora de Clientes e presidente da holding Latam SA no Brasil, e Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil
Claudia Sender, diretora de Clientes e presidente da holding Latam SA no Brasil, e Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil

A partir de 1º de maio, a Latam Airlines Brasil tem novo CEO. O atual vice-presidente de Marketing, Jerome Cadier, substitui Claudia Sender no cargo, enquanto a executiva assume como vice-presidente sênior de Clientes do Grupo, e segue como presidente da holding Latam S.A. no Brasil. Seus novos desafios consistem na liderança das áreas de Marketing, Serviços, Experiências de Clientes e Digital para todos os países onde o grupo opera, além de manter a responsabilidade pelos negócios da Latam no Brasil.

O anúncio vem acompanhado de outro fator importante: quatro novas áreas foram criadas na Latam Brasil. A começar pela área que Claudia vai liderar, a de Clientes. As outras são: Operações e Frota, Conectividade e Geração de Receita e departamento Financeiro (clique aqui e confira como fica a estrutura)

“Claro que a área financeira já existia, mas será reforçada e cuidará da frota, que era conduzida separadamente”, explicou Claudia Sender, que ressaltou a importância da nova área que ela liderará. “O departamento de Clientes é muito importante para o novo posicionamento de marca da Latam. Dentro dele, teremos duas subdivisões: Marketing e Serviços. Vamos olhar desde o nascedouro, que é o desenho do serviço, forma de comunicar e posicionar a marca, como crescer e encorpá-la, até a própria execução, na parte de call center, serviço de bordo, ground handling. Esse novo momento é fundamental para mostrar nossa malha de operação como um todo. O passageiro da Tam talvez não sabia que vamos para a Austrália, mas o passageiro Latam precisa saber que pode ir a Sidney conosco”, exemplificou.

Em relação ao novo CEO da Latam Airlines Brasil, Claudia foi só elogios. “Já trabalhei com ele anteriormente antes de entrar na companhia aérea [na Whirlpool]. Tenho certeza de que ele fará um trabalho melhor do que o meu. É uma pessoa muito competente. Nossas operações no País precisavam de uma pessoa como ele, e é por isso que o Jerome volta ao País.”

Já o brasileiro Jerome Cadier, de 46 anos, apontou que ainda é cedo para falar com propriedade como CEO, pois o cargo está ainda está em transição. Ele está na companhia há quatro anos e atuava no Chile como vice-presidente sênior de Marketing do grupo, sendo responsável pela Comunicação e Branding, Fidelidade, Experiência de Viagem, Business Intelligence e Digital para todos os países de atuação.

“Minha volta ao Brasil foi antecipada após o anuncio de saída do Armando e de outros executivos. Há muito trabalho aqui no País que têm de continuar. Não tem mudança ou diferenciação do que vem acontecendo. Precisamos voltar a crescer aqui, ajustando processos, buscando eficiência, além de cuidar muito da equipe e gestão de eficiência”, afirmou. “Começaremos a ver nossa malha de operação como um todo e a proposta é solidificar a Latam como uma marca unificada em todos os mercados que operamos.”

Para o novo CEO, "a movimentação consiste em ajustar a estrutura organizacional do Grupo Latam, tornando-a mais simples e eficiente para fazer frente ao cenário macroeconômico complexo e a um ambiente de negócio cada vez mais desafiador". "Toda estratégia é focada em pessoas e segurança. Estes princípios são transversais e sustentam a nova estrutura."

Jerome Cadier é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e possui MBA em Marketing e Finanças pela Kellogg School of Management da Northwestern University.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.