Schultz: como ganhar "dinheiro de verdade" sendo agente
O presidente da Schultz dá a receita para vender grupos
Vender pacote para um passageiro é bom, dá dinheiro. Um casal de passageiros, ainda melhor. Porém, para ser muito bem-sucedido como agente de viagens, a melhor proposta é se especializar na venda de grupos. Quem afirma é Aroldo Schultz, que cerca de 30 anos atrás começava um pequeno negócio de vistos consulares dentro de seu próprio quarto, em Curitiba. O presidente do Grupo Schultz dá cinco passos para facilitar o agente de viagens na venda de pacotes para um maior número de passageiros e “ganhar dinheiro de verdade”.
Antes de tudo, a persistência. “Há uma receita para isso, mas é mais ou menos como fazer bolo: tem de saber fazer, não basta ter a receita. O primeiro bolo pode sair uma porcaria, o segundo também, mas de tanto tentar, seu bolo sairá maravilhoso, nem que seja o centésimo”, explica. “Vender grupo não é fácil, mas alguns detalhes facilitam.”
1 –SAÍDA GARANTIDA
Escolha um destino com saída garantida e frequente. Fechar grupos é para destinos mais conhecidos no mercado brasileiro, e isso vale principalmente para os iniciantes nesse tipo de venda. “Isto é, caso não tenha muita experiência para grupos, não procure, por exemplo, um país como Irã. Busque um destino com saída garantida e um destino mais fácil, como Israel e roteiros Europamundo em países mais conhecidos do brasileiro, como Portugal, Espanha, Itália e outros.”
2 – IMPRIMA E DIVULGUE
“Está muito fácil fazer folhetos hoje em dia. Invista um pouquinho mais e distribua folhetos mão a mão para seus passageiros. Isso ajuda muito no curto, médio e longo prazo”, aconselha Schultz.
3 – MARQUE A DATA DE SAÍDA
Segundo Aroldo, o passageiro precisa ter algo palpável sobre a viagem. Ter a data definida ao sair da agência faz com que ele planeje e consequentemente faça a viagem se concretizar em sua cabeça.
4 - REUNIÃO E SINALIZAÇÃO
Marque uma reunião para falar sobre o produto e cobre uma sinalização, pois se não houver, as pessoas podem desistir. No encontro, procure conversar com os passageiros que já compraram o produto e peça para confirmarem e demonstrarem seu contentamento com a viagem. Afinal, as vendas acontecem assim. Um puxa o outro, as pessoas são atraídas ao saberem que as outras vão.
5 – FALE QUE VAI JUNTO
O grupo se empolga ao ver o agente realmente interessado na viagem. Isso passa confiança ao passageiro, que não imagina seu consultor levando os passageiros para uma roubada.
Aroldo ainda chama atenção para o fato de que nem todos os destinos são iguais para grupos. Dependendo de uma série de fatores, como a estrutura do receptivo, os hotéis e os próprios passeios, o agente deve moldar o tamanho dos grupos. “Lembre-se, só dá certo se você tentar!”
Antes de tudo, a persistência. “Há uma receita para isso, mas é mais ou menos como fazer bolo: tem de saber fazer, não basta ter a receita. O primeiro bolo pode sair uma porcaria, o segundo também, mas de tanto tentar, seu bolo sairá maravilhoso, nem que seja o centésimo”, explica. “Vender grupo não é fácil, mas alguns detalhes facilitam.”
1 –SAÍDA GARANTIDA
Escolha um destino com saída garantida e frequente. Fechar grupos é para destinos mais conhecidos no mercado brasileiro, e isso vale principalmente para os iniciantes nesse tipo de venda. “Isto é, caso não tenha muita experiência para grupos, não procure, por exemplo, um país como Irã. Busque um destino com saída garantida e um destino mais fácil, como Israel e roteiros Europamundo em países mais conhecidos do brasileiro, como Portugal, Espanha, Itália e outros.”
2 – IMPRIMA E DIVULGUE
“Está muito fácil fazer folhetos hoje em dia. Invista um pouquinho mais e distribua folhetos mão a mão para seus passageiros. Isso ajuda muito no curto, médio e longo prazo”, aconselha Schultz.
3 – MARQUE A DATA DE SAÍDA
Segundo Aroldo, o passageiro precisa ter algo palpável sobre a viagem. Ter a data definida ao sair da agência faz com que ele planeje e consequentemente faça a viagem se concretizar em sua cabeça.
4 - REUNIÃO E SINALIZAÇÃO
Marque uma reunião para falar sobre o produto e cobre uma sinalização, pois se não houver, as pessoas podem desistir. No encontro, procure conversar com os passageiros que já compraram o produto e peça para confirmarem e demonstrarem seu contentamento com a viagem. Afinal, as vendas acontecem assim. Um puxa o outro, as pessoas são atraídas ao saberem que as outras vão.
5 – FALE QUE VAI JUNTO
O grupo se empolga ao ver o agente realmente interessado na viagem. Isso passa confiança ao passageiro, que não imagina seu consultor levando os passageiros para uma roubada.
Aroldo ainda chama atenção para o fato de que nem todos os destinos são iguais para grupos. Dependendo de uma série de fatores, como a estrutura do receptivo, os hotéis e os próprios passeios, o agente deve moldar o tamanho dos grupos. “Lembre-se, só dá certo se você tentar!”