Artur Luiz Andrade   |   18/12/2014 17:35

Silvia Fagundes é diretora executiva da Trade Tours (SP)

Ex-Dimensão Turismo, com passagem pela Lanchile com experiência em logística de viagem para os GPs de Fórmula 1 pelo mundo, Silvia Almeida Fagundes é a nova diretora executiva da operadora Trade Tours. Após sete anos na base inglesa da FOWT (Formula One World Travel), Silvia disse que estava cansad

Ex-Dimensão Turismo, com passagem pela Lanchile com experiência em logística de viagem para os GPs de Fórmula 1 pelo mundo, Silvia Fagundes é a nova diretora executiva da operadora Trade Tours. Após sete anos na base inglesa da FOWT (Formula One World Travel), Silvia disse que estava cansada de viajar e ser uma heavy user de serviços turísticos on-line. Por isso decidiu que era hora de mudar e voltar para o trade brasileiro, mas com foco no mundo on-line.

Assim, ela foi selecionada pela sueca Travelstart para implementar no Brasil sua OTA, e em seguida implementou na Inglaterra a Travelfusion, uma plataforma de voos low cost e metabuscador de voos ( comparador de preços de passagens aéreas) e recentemente a Atrapalo.com.br, que agora se chama Agarre.com.

Agora na Trade Tours, Silvia volta ao Brasil e revela seus planos na operadora de Nick Abreu, uma das selecionadas Disney, Universal e Sea World no Brasil. “Nosso objetivo a curto prazo é rever as integrações e ferramentas de apoio da equipe de atendimento e das agências de viagens que as utilizam, para que tenham mais agilidade e autonomia. Estamos trabalhando muito forte também para atualizar nosso portfólio de produtos, hotelaria, carro, e os demais produtos sinérgicos ao segmento que atuamos”, disse ela. “Embora eu tenha estado nos últimos 12 anos no segmento B2C, a Trade Tours é e será sempre uma operadora voltada aos agentes de viagens. Acredito que conhecer o comportamento B2C, as necessidades e motivações que levam à compra on-line me ajuda muito a criar ferramentas e produtos para que os agentes tenham condições de atender com eficiência seus clientes”.

Para ela, as OTAS não substituirão as agências tradicionais. “Digo isso por diversos motivos. Primeiro porque no on-line não existe cliente, existe usuário. Este tipo se comporta de maneira volúvel, totalmente direcionado por preço, uma vez que o quesito serviço não é levado em consideração. Estamos falando de plataforma, de tecnologia, que na melhor das hipóteses é escolhida pela facilidade de navegação e confiança nos métodos de pagamento escolhidos. Pronto. A relação termina aí”, explica.

“Além disso, os produtos vendáveis on-line se resumem a três ou quatro, estamos falando de passagens aéreas, reservas de hotéis, carros e, eventualmente algum ingresso para shows ou parques. Isso sem falar que em roteiros que envolvem multidestinos ou multicidades, fatalmente os usuários se voltam para as agências tradicionais, uma vez que não existe no mercado uma plataforma robusta o suficiente ao ponto de atender esta demanda”, continua ela.

Ainda de acordo com ela, existe um novo perfil de cliente, o que se dirige ao agente de viagens depois de ter passado pelas OTAs e por todo o conteúdo disponível on-line. “Bem ou mal, ele está informado”, constata. “Mas e o agente? Percorreu o mesmo caminho? Será que ele “gastou” um pouco de tempo no mundo on-line e se abasteceu de informações para combater os argumentos de seu cliente para realmente agregar valor à sua posição? Este é o desafio do agente de viagem neste novo contexto. E agora passa a ser o meu também. Dar ao agente ferramentas ágeis e condição competitivas e diferenciadas, para comprovar seu valor ao seu cliente”, finaliza ela.

Seu e-mail na Trade Tours é silvia@tradetours.com.br. Tel.: (11) 3257-9788.

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