Artur Luiz Andrade   |   27/03/2014 01:09

Família Roman e amigos comemoram 80 anos de Ricardo

Disposição, bom humor, simpatia. Profissionalismo, expertise, um empresário polivalente. Ricardo Roman, da Interamerican, Trave Ace, Hotel Delphin e tantas outras empresas e marcas de turismo com que já se envolveu, é reconhecido por todas essas características

Disposição, bom humor, simpatia. Profissionalismo, expertise, um empresário polivalente. Ricardo Roman, da Interamerican, Trave Ace, Hotel Delphin e tantas outras empresas e marcas de turismo com que já se envolveu, é reconhecido por todas essas características, mas, como nos melhores exemplos da vida, seu legado está estampado na família que construiu com Gladys, sua companheira de mais de 45 anos. Para comemorar os 80 anos do patriarca dos Roman, os três filhos (Ricardo Júnior, Beto e Danielle) se juntaram aos genros e noras, cinco netos (Matheus, Rafaella, Pedro, Rico e Catarina), outros familiares e amigos do trade, alguns de décadas, em um jantar alto astral no Clube Paulistano, em São Paulo.

A família Roman é um dos ícones de sucesso na indústria do turismo: os três filhos abraçaram a indústria, souberam continuar o legado do pai e ao mesmo tempo expandir, diversificar e modernizar o que tinha de ser modernizado. A celebração dos 80 anos de Ricardo Roman, portanto, é também uma confraternização de todos.

Com a ajuda de Danielle, descobrimos que ele, filho de poloneses, nascido na Argentina, criado no Uruguai e com a carreira trilhada no Brasil, conheceu Gladys em um voo da Vasp, onde ela era aeromoça. Reza a lenda que foi a única vez que pagou por uma viagem de avião. Dois meses depois já estavam casados e morando no Guarujá. Roman chegou ao Brasil em 1964 para abrir o Delphin Hotel Guarujá, até hoje na família.

Na "belle époque" do litoral paulistano, como o próprio Ricardo costuma falar, tanto o Guarujá como o Delphin foram palcos de grandes festas com a presença de artistas e gente gabaritada. Junto com o Ciro Batelli, eles foram os grandes protagonistas das melhores noitadas (Batelli chegou a se casar no hotel) e Gladys, mesmo grávida, estava lá ao lado do Ricardo e participando das festas e eventos.

Entre outros, o Delphin também foi sede da primeira edição da Feira da Abav, época em que a entidade não tinha caixa, estava há quase 15 anos sem fazer o evento e precisava de ajuda para seguir adiante. Assim se constrói a história. E olhar para trás e rever essa trajetória, é importante.

Foi nesta época que conheceu grandes figuras que fazem parte do seu círculo de amizades até hoje, como Eduardo Nascimento, Leonel Rossi Jr e Goiaci Alves Guimarães, entre tantos outros.

Das grandes pessoas que por ali passaram, alguns nomes ficaram marcados pela grande amizade, como Carlos Paes Villaro, pintor uruguaio e criador da Casa Pueblo em Punta del Este, e que faleceu recentemente. Além de grande amigo morou no hotel por quase um ano, enquanto seu filho Carlito seguia desaparecido no desastre aéreo da Cordilheira dos Andes.

Do Guarujá, foi um pulo para criar a Interamerican em São Paulo - ao longo dos anos também se posicionou na Argentina e hoje conta com bases no Chile, Colômbia e Equador - e fazer dela um modelo para outras empresas da área (e aqui entra a mão dos filhos na hora de expandir, modernizar, fazer jus ao empreendedorismo inicial).

Apesar da grande luta, as coisas para o Ricardo sempre pareceram menos difíceis em função da sua simpatia e carisma. Seu sempre grande sorriso no rosto, sua lealdade aos amigos e sua imparcialidade fizeram dele referência no mercado latino-americano. Quem não conhece Ricardo Roman? Quem não tem uma boa história para contar, sempre positiva?

Com seu espírito inovador e empreendedor, o Ricardo sempre teve visão para enxergar as oportunidades, como transformar a Travel Ace, na época um cliente, em uma empresa do grupo.

Parece que foi ontem, mas quando ele olha a família, os amigos e os negócios, se sente realizado. E como disse Gladys em um vídeo gravado para a festa: “você pensa que chegou a uma grande marca de idade em sua vida... os 90 te esperam de braços abertos”.

Confira algumas fotos da festa no álbum anexo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados