22ª Feira Avirrp se reinventa para atrair o trade; o que muda
Retorno das companhias aéreas, espaços em parceria com Braztoa e Clia Brasil, além de foco no luxo são apenas algumas das novidades apresentadas pela associação
A Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp) reuniu, na noite desta segunda-feira (22), o trade para o lançamento oficial da 22ª Feira Avirrp, no Terraço Itália, em São Paulo. O destaque ficou por conta das companhias aéreas, ausentes em 2017, mas que voltam ao páreo na edição deste ano, que ainda contará com uma parceria junto a Braztoa e Clia Brasil, além de um espaço exclusivo para o segmento de luxo e foco na regionalização.
"Hoje, dividimos nosso foco em duas partes: expositor e visitante. É assim que vamos dar a exposição necessária para as marcas presentes na feira e também vamos conceder o que o profissional do Turismo vai atrás quando opta por visitar. Estamos nos reinventando", explicou o presidente da Avirrp, Evandro Oliveira, ao Portal PANROTAS.
Para comandar o retorno das aéreas à Avirrp, ninguém menos que o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, foi o escolhido para ministrar o fórum de capacitações e exposição de marca envolvendo Latam, Avianca, South African Airways, Air Europa, Iberia, Gol, Qatar, Emirates e Delta. "Era uma necessidade que muitas pessoas pediam [a volta das aéreas à feira] e nós fomos atrás da melhor maneira de trazê-las ao público", contou Oliveira.
Em parceria com operadoras como Flytour, Visual e Lusanova, além dos principais nomes do mercado de cruzeiros no Brasil, a Avirrp contará com o Espaço Braztoa e Espaço Abremar, salas de reuniões segmentadas com horário pré-agendado voltado àqueles que realmente se interessam pelos produtos. Segundo Evandro Oliveira, a inclusão dessa parceria com as associações é a "realização de uma vontade tentada há três anos". Já no espaço de luxo, a Avirrp reunirá mais de 50 marcas exclusivamente neste segmento.
Ao longo dos dias 3 e 4 de agosto, são esperados cerca de três mil profissionais do Turismo para visitarem as mais de 500 marcas expositoras no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto (SP), incluindo os principais compradores da cidade e região. As tradicionais caravanas de todo o País também voltarão a transportar agentes do País inteiro à feira, que prevê 25 grupos deste tipo.
Presente durante o lançamento, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Fabricio Arbex, elogiou a feira e pediu mais força ao setor. "O Estado vê uma necessidade de crescer o Turismo, e é aí que entra o trade, a Avirrp e um evento como a feira. Precisamos pensar o Turismo de uma forma regional", exaltou.
RECUPERADA
Ao fim da 21ª edição da Feira Avirrp, Evandro Oliveira revelou que a realização do evento havia sido um "pedido de socorro e ato de coragem". Hoje, ele coloca a feira como recuperada, e agora quer ajudar os agentes de viagens a encontrarem sua posição em um mercado de incertezas.
"Podemos dizer que os negócios atenderam ao nosso pedido de socorro e que a feira está recuperada, mas o mercado ainda não. Por isso estamos trabalhando para levar um evento que supra todas as necessidades desse profissional [agente de viagens] para que ele encontre o melhor caminho e se recupere como nós", explicou o presidente.
Com números em mãos, Oliveira destaca que 60% das posições da feira já estão negociadas e 20% seguem em negociação mesmo sete meses antes da realização. Ao comparar com o ano anterior, o executivo mostra otimismo e explica o motivo de os resultados positivos.
"Estamos muito à frente em relação à feira de 2017 e posso dizer que isso se deve à recuperação do Turismo e à decisão de trazer a estrutura de vendas e negócios para São Paulo", concluiu o presidente ao elogiar a atuação da diretoria nas negociações.
Confira fotos do evento de lançamento oficial da 22ª Feira Avirrp no álbum abaixo.