Obra do Centro de Convenções preocupa Natal CVB
Presidente executivo do Natal Convention Bureau fala sobre o assunto; veja
"Vamos focar na captação e no apoio a eventos. A outra vertente da entidade, o visitors, ou seja, as promoções voltadas para a atração do turista de lazer, já vem sendo bem conduzida tanto pela ABIH-RN como pela Emprotur e as secretarias de Turismo do RN e de Natal".
A declaração é de Francisco Barbosa de Albuquerque, do setor de restaurantes e entretenimento noturno, que assumiu nesta semana a presidência executiva do Natal Convention Bureau, embora a solenidade festiva de posse da diretoria eleita para o próximo biênio esteja marcada para o dia 27 de janeiro, em café da manhã no Serhs Natal Grand Hotel.
Outro foco de Barbosa, que é ex-secretário de Turismo de Natal, ex-diretor do Centro de Convenções de Natal e, no governo passado, foi vice-presidente da Emprotur, será estreitar a relação do Natal Convention com o mercado local, especialmente com as sociedades médicas, que realizam muitos eventos.
"Pretendemos valorizar e atrair novos mantenedores para o Natal CVB. Consolidar Natal como destino para o turismo de eventos. Precisamos aumentar o número de parceiros, para gerar receita e trazer mais integração e condições à entidade, Isso é fato. Porém é preciso seguir alguns critérios, como trazer quem realmente está inserido no contexto", comenta o novo presidente.
Ainda segundo Barbosa, a nova diretoria conta com total apoio das entidades do Turismo, especialmente da ABIH/RN. "Nossa presidente eleita do Conselho Curador, Decca Bolonha, tem estreito relacionamento com a nossa hotelaria, o que certamente muito contribuirá no incremento da arrecadação da room tax, cobrada hoje por alguns hotéis nas diárias dos hóspedes, Esta taxa é muito representativa, responsável pelos investimentos de captação e apoio a eventos e outros custos". A ABIH-RN fica com 30% da room tax. Os outros 70% são do Natal Convention.
A reforma e ampliação do Centro de Convenções de Natal começam a preocupar o Natal Convention. Barbosa diz que foi realizada, a pedido do Natal CVB, reunião conjunta, intermediada pelo secretário de Turismo Ruy Gaspar, com a Secretaria de Infraestrutura, a construtora licitada e a Emprotur, atual gestora do prédio.
"Precisamos saber a data da conclusão da obra, fator preponderante para iniciar os trabalhos de oferta e venda do equipamento pelo Natal CVB. Mas, infelizmente, não souberam precisar essa data. A construtora alegou inclusive a necessidade de suplementação de verba para continuidade da obra, o que provoca a necessidade imediata de um diálogo direto com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e as partes envolvidas, o que oficialmente ainda não aconteceu", comenta o novo presidente da entidade.
ATÉ 2019
O Natal Convention Bureau anunciou também novo recorde de captação e apoio de eventos para a capital potiguar. Em 2015, 50 eventos foram atraídos, superando os números de 2014 e 2013, que ficaram em 42 e 41, respectivamente.
Dos 50 eventos, 16 foram captados diretamente pela entidade e 34 receberam apoio. Juntos, deverão injetar cerca de R$ 330 milhões na economia local (recente pesquisa da Fecomércio-RN aponta que o turista de eventos gasta, por dia, R$ 503.09, em média).
São estimados 134 mil visitantes nas 50 ocasiões, entre congressistas e acompanhantes. Os eventos serão realizados até 2019 e têm motivação religiosa, esportiva e técnico-científica.
A declaração é de Francisco Barbosa de Albuquerque, do setor de restaurantes e entretenimento noturno, que assumiu nesta semana a presidência executiva do Natal Convention Bureau, embora a solenidade festiva de posse da diretoria eleita para o próximo biênio esteja marcada para o dia 27 de janeiro, em café da manhã no Serhs Natal Grand Hotel.
Outro foco de Barbosa, que é ex-secretário de Turismo de Natal, ex-diretor do Centro de Convenções de Natal e, no governo passado, foi vice-presidente da Emprotur, será estreitar a relação do Natal Convention com o mercado local, especialmente com as sociedades médicas, que realizam muitos eventos.
"Pretendemos valorizar e atrair novos mantenedores para o Natal CVB. Consolidar Natal como destino para o turismo de eventos. Precisamos aumentar o número de parceiros, para gerar receita e trazer mais integração e condições à entidade, Isso é fato. Porém é preciso seguir alguns critérios, como trazer quem realmente está inserido no contexto", comenta o novo presidente.
Ainda segundo Barbosa, a nova diretoria conta com total apoio das entidades do Turismo, especialmente da ABIH/RN. "Nossa presidente eleita do Conselho Curador, Decca Bolonha, tem estreito relacionamento com a nossa hotelaria, o que certamente muito contribuirá no incremento da arrecadação da room tax, cobrada hoje por alguns hotéis nas diárias dos hóspedes, Esta taxa é muito representativa, responsável pelos investimentos de captação e apoio a eventos e outros custos". A ABIH-RN fica com 30% da room tax. Os outros 70% são do Natal Convention.
A reforma e ampliação do Centro de Convenções de Natal começam a preocupar o Natal Convention. Barbosa diz que foi realizada, a pedido do Natal CVB, reunião conjunta, intermediada pelo secretário de Turismo Ruy Gaspar, com a Secretaria de Infraestrutura, a construtora licitada e a Emprotur, atual gestora do prédio.
"Precisamos saber a data da conclusão da obra, fator preponderante para iniciar os trabalhos de oferta e venda do equipamento pelo Natal CVB. Mas, infelizmente, não souberam precisar essa data. A construtora alegou inclusive a necessidade de suplementação de verba para continuidade da obra, o que provoca a necessidade imediata de um diálogo direto com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e as partes envolvidas, o que oficialmente ainda não aconteceu", comenta o novo presidente da entidade.
ATÉ 2019
O Natal Convention Bureau anunciou também novo recorde de captação e apoio de eventos para a capital potiguar. Em 2015, 50 eventos foram atraídos, superando os números de 2014 e 2013, que ficaram em 42 e 41, respectivamente.
Dos 50 eventos, 16 foram captados diretamente pela entidade e 34 receberam apoio. Juntos, deverão injetar cerca de R$ 330 milhões na economia local (recente pesquisa da Fecomércio-RN aponta que o turista de eventos gasta, por dia, R$ 503.09, em média).
São estimados 134 mil visitantes nas 50 ocasiões, entre congressistas e acompanhantes. Os eventos serão realizados até 2019 e têm motivação religiosa, esportiva e técnico-científica.