Hugo Okada   |   16/10/2015 10:57

Painel HSMai aborda queda na hotelaria brasileira

O quarto painel HSMai, promovido hoje no hotel Meliá Jardim Paulista, em São Paulo, com o tema "Vendas, Marketing e Revenue Management - como fazer essa engrenagem funcionar", teve como primeira palestrante a gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da STR Global, Patricia Bo

O quarto painel HSMai, promovido hoje no hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo, com o tema "Vendas, Marketing e Revenue Management - como fazer essa engrenagem funcionar", teve como primeira palestrante a gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da STR Global, Patricia Boo, que apresentou um panorama de RevPar no mundo.

Alguns dos números apresentados apontam crescimento de 7,4% na América do Norte; a América Central, com 1,5%; a África do Norte, com 19,3%; a África do Sul, com 3,6%; e a Ásia-Pacífico, com 0,4%.

"A América do Sul aponta uma queda no RevPar de 3,5%, no acumulado até agosto de 2015, o que pode ser relacionado a um desequilíbrio entre oferta e demanda. O Chile aparece com um resultado positivo puxado pela realização da Copa América. Já o Peru, tanto Lima quanto Cuzco, as principais cidades, tem registrado um crescimento positivo", analisa Patricia.

BRASIL
"A demanda começou forte em 2011, começando a cair em 2012. Obteve um crescimento nos meses seguintes, voltando a cair no ano de 2014 e início de 2015".

Segundo a pesquisa, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaua, Curitiba e São Paulo aparecem na lista de queda de diária por mercado.
Nas ocupações do acumulado do ano, os grupos têm tido uma queda significativa, enquanto que o viajante comum permanece crescendo e consumindo em todos os mercados. Patricia também abordou temas como a importância de se acompanhar o desempenho da ocupação perante a concorrência; a comparação das receitas de ocupação nos dias da semana com o final de semana; e a análise do orçamento de Marketing de um hotel para que seja alocado de forma útil e eficiente.

"É preciso entender o seu mercado e a sua estratégia para obter os melhores resultados. Deve-se entender qual será o posicionamento de mercado para fazer frente aos seus concorrentes. Todo hotel, mesmo independente deve identificar seus pontos fortes e fracos para obter melhores resultados", observa Patricia.

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