Distribuição on-line gera debate entre OTAs e hoteleiros
As diversas opções de canais on-line de distribuição de viagens no Brasil e no Mundo foram os destaques do primeiro painel deste segundo dia de 13º Fórum PANROTAS, no Golden Hall do WTC, em São Paulo. Entre os painelistas, Bob Rossato, da OTA Viajanet, Luís Paulo Luppa, da Shop Hotel, do Grupo Trend
As diversas opções de canais on-line de distribuição de viagens no Brasil e no Mundo foram os destaques do primeiro painel deste segundo dia de 13º Fórum PANROTAS, no Golden Hall do WTC, em São Paulo. Entre os painelistas, Bob Rossato, da OTA Viajanet, Luís Paulo Luppa, da Shop Hotel, do Grupo Trend, Victor Donmez, diretor da América Latina no Booking.com, e Roland de Bonadona, CEO da Accor para as Américas. A mediação ficou por conta do vice-presidente do GDS Sabre, Luiz Ambar.
Para se ter uma dimensão da importância dos canais on-line de distribuição do mercado, Bonadona afirmou que 5% das OTAs hoteleiras são responsáveis por 45% das reservas com o perfil de lazer nos hotéis da Accor.
Na visão de Luppa, a distribuição on-line já atingiu um ponto de ser revista. “Esse modelo de vendas é um veneno silencioso, pois é baseado em preço, muitas vezes deixando o serviço de lado. Agentes de viagens se beneficiarão com isso no futuro, pois são eles os responsáveis pelo bom serviço”, explicou. “Além do mais, se o hoteleiro independente se basear na venda on-line vai ter de vender tarifa muito baixa e não terá retorno em seu negócio, ao mesmo tempo que se não entrar na internet, pode ficar para trás.”
Para Victor Donmez, da Booking.com, a questão, para o consumidor, deixou de ser a escolha por reservar entre 48 e 72 horas. “A penetração da internet mudou tudo. Agora, a plataforma tem de entregar todas as informações necessárias em conteúdo rápido e eficiente, para otimizar o tempo e a experiência do seu consumidor em seu maior nível”, afirmou. “Isso inclui mostrar boas fotos explicativas do hotel, informar se o hotel possui ou não internet e que tipo de serviços adicionais oferece.”
Segundo Rossato, da Viajanet, os desafios são o que fazem sua empresa seguir adiante. “Para quem está no foco B2C desse segmento, a chave é procurar o cliente, saber onde ele está. A transformação do mobile fez com que focássemos na adaptação da plataforma”, revelou. “Hoje investimos em propaganda off-line na TV e nosso desafio é convencer o consumidor de que ele não precisa de um novo televisor LCD, pois viajar pode trazer uma experiência bem mais interessante.
Acompanhe a repercussão do Fórum PANROTAS nas redes sociais por meio da hashtag #forumpanrotas2015.
O evento acontece neste momento e tem o apoio do Ministério do Turismo, patrocínio do Sebrae, Chile, CVC, Delta Air Lines, Gol, Tourism Australia, GJP Hotels & Resorts, Pernambuco, R1 Soluções Áudio Visuais, Sabre, Tap, Accor, Best Western International, Esferatur, Gapnet, GTA, Localiza, Reserve, Alatur JTB, Dallas-Fort Worth International Airport e Greater Miami and the Beaches. O destino patrono é a Bahia. Assessoria de imprensa pela B4T, interpretação pela Vice Versa e transfers realizados pela Cep Transportes. O evento terá compensação de carbono realizada com apoio da Tour House.
Para se ter uma dimensão da importância dos canais on-line de distribuição do mercado, Bonadona afirmou que 5% das OTAs hoteleiras são responsáveis por 45% das reservas com o perfil de lazer nos hotéis da Accor.
Na visão de Luppa, a distribuição on-line já atingiu um ponto de ser revista. “Esse modelo de vendas é um veneno silencioso, pois é baseado em preço, muitas vezes deixando o serviço de lado. Agentes de viagens se beneficiarão com isso no futuro, pois são eles os responsáveis pelo bom serviço”, explicou. “Além do mais, se o hoteleiro independente se basear na venda on-line vai ter de vender tarifa muito baixa e não terá retorno em seu negócio, ao mesmo tempo que se não entrar na internet, pode ficar para trás.”
Para Victor Donmez, da Booking.com, a questão, para o consumidor, deixou de ser a escolha por reservar entre 48 e 72 horas. “A penetração da internet mudou tudo. Agora, a plataforma tem de entregar todas as informações necessárias em conteúdo rápido e eficiente, para otimizar o tempo e a experiência do seu consumidor em seu maior nível”, afirmou. “Isso inclui mostrar boas fotos explicativas do hotel, informar se o hotel possui ou não internet e que tipo de serviços adicionais oferece.”
Segundo Rossato, da Viajanet, os desafios são o que fazem sua empresa seguir adiante. “Para quem está no foco B2C desse segmento, a chave é procurar o cliente, saber onde ele está. A transformação do mobile fez com que focássemos na adaptação da plataforma”, revelou. “Hoje investimos em propaganda off-line na TV e nosso desafio é convencer o consumidor de que ele não precisa de um novo televisor LCD, pois viajar pode trazer uma experiência bem mais interessante.
Acompanhe a repercussão do Fórum PANROTAS nas redes sociais por meio da hashtag #forumpanrotas2015.
O evento acontece neste momento e tem o apoio do Ministério do Turismo, patrocínio do Sebrae, Chile, CVC, Delta Air Lines, Gol, Tourism Australia, GJP Hotels & Resorts, Pernambuco, R1 Soluções Áudio Visuais, Sabre, Tap, Accor, Best Western International, Esferatur, Gapnet, GTA, Localiza, Reserve, Alatur JTB, Dallas-Fort Worth International Airport e Greater Miami and the Beaches. O destino patrono é a Bahia. Assessoria de imprensa pela B4T, interpretação pela Vice Versa e transfers realizados pela Cep Transportes. O evento terá compensação de carbono realizada com apoio da Tour House.