São Paulo recebe um milhão de visitantes em 15 dias
Em menos de 15 dias, São Paulo agitou a indústria de eventos, viagens e turismo. Grandes eventos de segmentos diversos, como automobilismo, saúde e moda, vêm movimentando a cidade nos últimos dias, mobilizando centenas de milhares de participantes, entre eles, visitantes nacionais e internacionais,
Em menos de 15 dias, São Paulo agitou a indústria de eventos, viagens e turismo. Grandes eventos de segmentos diversos, como automobilismo, saúde e moda, vêm movimentando a cidade nos últimos dias, mobilizando centenas de milhares de participantes, entre eles, visitantes nacionais e internacionais, gerando um grande impacto na economia da cidade.
Exemplo disso, o São Paulo Fashion Week Inverno 2015, principal evento de moda do país, que começou na última dia segunda-feira, 3, no Parque Cândido Portinari, espera receber, até o fim de sua edição, dia 7, 80 mil pessoas. A edição anterior, Verão 2015, gerou 11 mil empregos diretos e indiretos, e R$ 1,5 bilhão em volume de negócios, segundo o site de pesquisas de tendências Stylight.
Grande destaque da semana, o 28º Salão Internacional do Automóvel, que acontece até domingo, 9, espera receber 750 mil pessoas durante todo o período de realização. Na última edição, em 2012, um terço do público era de visitantes nacionais e internacionais e, para esta edição, são estimados que eles sejam 300 mil. Em 2014, segundo a Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora do evento, espera-se movimentar R$ 280 milhões com a feira.
Este ano, o Salão do Automóvel coincide com o GP do Brasil de Fórmula 1, que deve receber um público de 150 mil, sendo 20% dele estrangeiros, nos três dias de evento, 7, 8 e 9 de novembro, no renovado Autódromo de Interlagos (que recebeu investimentos de R$ 160 milhões para garantir a corrida na cidade até 2020). O GP é responsável por 15 mil empregos diretos e indiretos e por uma ocupação na cidade que gira em torno de 90%. Juntos, os eventos automobilísticos devem gerar movimentação financeira de mais de R$500 milhões.
"Um evento como o Salão do Automóvel, reconhecido como maior evento privado de São Paulo e um dos cinco maiores da indústria automobilística, sem dúvida representa muito para a cidade. Não apenas por sediar o evento e pela repercussão da mídia mundialmente, mas também pelo impulso da nossa indústria. Muitas das empresas, que fazem parte dessa indústria automobilística, estão em São Paulo e participam ativamente da economia da cidade. Ou seja, também têm interesse em promover São Paulo como grande capital de negócios da América Latina. Além disso, o impacto que o turismo gera, com visitantes consumindo em restaurantes, hotéis, shopping centers, passeios, é um legado que São Paulo, como cidade, não pode perder", detalha Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado e do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).
Saindo do universo automobilístico, nesse mesmo período, São Paulo recebeu eventos grandiosos dos mais diversos segmentos. De 28 a 30 de outubro, a Pet South America, realizada no Expo Center Norte, recebeu profissionais da área, em uma exposição que contou com 400 marcas e presença de mais de 23 mil pessoas. De 30 de outubro a 2 de novembro, ocorreu o maior evento de nutrição esportiva do país, a Expo Nutrition, que reuniu 37 mil pessoas interessadas no setor de suplementação, também no Expo Center Norte.
"Quando se fala em evento, se fala em inúmeros segmentos que compõem toda a cadeia produtiva que inclui viagem e turismo. Além dos negócios gerados nos estandes e salas, e dos próprios promotores e organizadores de eventos, empresas de montagem e som, agências de comunicação e marketing, outros segmentos também se beneficiam diretamente, como hotelaria, bares e restaurantes, casas noturnas, transporte, entre outros. Por isso que turismo é peça-chave para o crescimento da economia, seja ela municipal, estadual ou federal", conta Toni Sando, presidente executivo do SPCVB.
Os eventos associativos também marcaram presença no período, com o 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica, o 17º Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica, o 6º Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica Videoassistida, a 4ª Jornada Brasileira de Transplante de Órgãos em Pediatria, sediados no Hotel Maksoud Plaza. Entre eles, ocorreu também o Congresso Iberoamericano de Cirurgia Pediátrica, evento de categoria Icca (International Congress and Convention Association - Associação de Congressos e Convenções Internacionais, em tradução livre).
O visitante interessado por carros, e todos os demais, têm mais motivos para estender sua estadia na cidade. Além de, no fim do mês, contar com o Auto Esporte Show, feira de veículos clássicos e personalizados que acontece de 20 a 23 de novembro no Anhembi, São Paulo tem se destacado também pelo turismo de lazer, imagem reforçada principalmente durante a Copa do Mundo, em que a cidade recebeu visitantes de todo o mundo que, de acordo com pesquisa feita pelo Observatório do Turismo, aprovaram as opções de lazer, com destaque para gastronomia e vida noturna, e pretendem retornar em outra oportunidade.
"São Paulo tem a quarta melhor vida noturna do mundo, shopping centers, passeios culturais, teatros, museus, chefs renomados, shows nacionais e internacionais. Grandes eventos atraem milhares de visitantes para São Paulo, impulsionam a economia em diversos aspectos, e a cidade oferece o melhor para que fiquem mais um, dois, três dias, desenvolvendo ainda mais a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do turismo, viagens e eventos", finaliza Toni Sando.
Exemplo disso, o São Paulo Fashion Week Inverno 2015, principal evento de moda do país, que começou na última dia segunda-feira, 3, no Parque Cândido Portinari, espera receber, até o fim de sua edição, dia 7, 80 mil pessoas. A edição anterior, Verão 2015, gerou 11 mil empregos diretos e indiretos, e R$ 1,5 bilhão em volume de negócios, segundo o site de pesquisas de tendências Stylight.
Grande destaque da semana, o 28º Salão Internacional do Automóvel, que acontece até domingo, 9, espera receber 750 mil pessoas durante todo o período de realização. Na última edição, em 2012, um terço do público era de visitantes nacionais e internacionais e, para esta edição, são estimados que eles sejam 300 mil. Em 2014, segundo a Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora do evento, espera-se movimentar R$ 280 milhões com a feira.
Este ano, o Salão do Automóvel coincide com o GP do Brasil de Fórmula 1, que deve receber um público de 150 mil, sendo 20% dele estrangeiros, nos três dias de evento, 7, 8 e 9 de novembro, no renovado Autódromo de Interlagos (que recebeu investimentos de R$ 160 milhões para garantir a corrida na cidade até 2020). O GP é responsável por 15 mil empregos diretos e indiretos e por uma ocupação na cidade que gira em torno de 90%. Juntos, os eventos automobilísticos devem gerar movimentação financeira de mais de R$500 milhões.
"Um evento como o Salão do Automóvel, reconhecido como maior evento privado de São Paulo e um dos cinco maiores da indústria automobilística, sem dúvida representa muito para a cidade. Não apenas por sediar o evento e pela repercussão da mídia mundialmente, mas também pelo impulso da nossa indústria. Muitas das empresas, que fazem parte dessa indústria automobilística, estão em São Paulo e participam ativamente da economia da cidade. Ou seja, também têm interesse em promover São Paulo como grande capital de negócios da América Latina. Além disso, o impacto que o turismo gera, com visitantes consumindo em restaurantes, hotéis, shopping centers, passeios, é um legado que São Paulo, como cidade, não pode perder", detalha Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado e do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).
Saindo do universo automobilístico, nesse mesmo período, São Paulo recebeu eventos grandiosos dos mais diversos segmentos. De 28 a 30 de outubro, a Pet South America, realizada no Expo Center Norte, recebeu profissionais da área, em uma exposição que contou com 400 marcas e presença de mais de 23 mil pessoas. De 30 de outubro a 2 de novembro, ocorreu o maior evento de nutrição esportiva do país, a Expo Nutrition, que reuniu 37 mil pessoas interessadas no setor de suplementação, também no Expo Center Norte.
"Quando se fala em evento, se fala em inúmeros segmentos que compõem toda a cadeia produtiva que inclui viagem e turismo. Além dos negócios gerados nos estandes e salas, e dos próprios promotores e organizadores de eventos, empresas de montagem e som, agências de comunicação e marketing, outros segmentos também se beneficiam diretamente, como hotelaria, bares e restaurantes, casas noturnas, transporte, entre outros. Por isso que turismo é peça-chave para o crescimento da economia, seja ela municipal, estadual ou federal", conta Toni Sando, presidente executivo do SPCVB.
Os eventos associativos também marcaram presença no período, com o 32º Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica, o 17º Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica, o 6º Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica Videoassistida, a 4ª Jornada Brasileira de Transplante de Órgãos em Pediatria, sediados no Hotel Maksoud Plaza. Entre eles, ocorreu também o Congresso Iberoamericano de Cirurgia Pediátrica, evento de categoria Icca (International Congress and Convention Association - Associação de Congressos e Convenções Internacionais, em tradução livre).
O visitante interessado por carros, e todos os demais, têm mais motivos para estender sua estadia na cidade. Além de, no fim do mês, contar com o Auto Esporte Show, feira de veículos clássicos e personalizados que acontece de 20 a 23 de novembro no Anhembi, São Paulo tem se destacado também pelo turismo de lazer, imagem reforçada principalmente durante a Copa do Mundo, em que a cidade recebeu visitantes de todo o mundo que, de acordo com pesquisa feita pelo Observatório do Turismo, aprovaram as opções de lazer, com destaque para gastronomia e vida noturna, e pretendem retornar em outra oportunidade.
"São Paulo tem a quarta melhor vida noturna do mundo, shopping centers, passeios culturais, teatros, museus, chefs renomados, shows nacionais e internacionais. Grandes eventos atraem milhares de visitantes para São Paulo, impulsionam a economia em diversos aspectos, e a cidade oferece o melhor para que fiquem mais um, dois, três dias, desenvolvendo ainda mais a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do turismo, viagens e eventos", finaliza Toni Sando.