Gasto de visitante business é quatro vez maior que de lazer
Os visitantes de negócios e eventos gastam quatro vezes mais, diariamente, em suas viagens ao Brasil que os turistas de lazer. A conclusão é da Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais
Os visitantes de negócios e eventos gastam quatro vezes mais, diariamente, em suas viagens ao Brasil que os turistas de lazer. A conclusão é da Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil, feita pela FGV, e divulgada hoje pelo presidente substituto da Embratur, Walter Ferreira. Os turistas de negócios gastam, em média, US$ 304 por dia no Brasil, enquanto os visitantes de lazer têm gastos diários médios de US$ 73,77. “Com uma permanência média de sete noites no País, a maioria dos entrevistados informou que pretende retornar ao Brasil – 38% em no máximo dois anos. Para 74% dos entrevistados, a imagem do País é positiva e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro”, destacou Ferreira.
A pesquisa foi realizada em 16 eventos internacionais nas cinco regiões brasileiras, entre março e agosto deste ano. O estudo mostra que as cidades mais visitadas por turistas estrangeiros de negócios e eventos são: Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%) e Salvador (4,4%). Dos entrevistados, 67,6% estiveram no Brasil pela primeira vez. Dos que já haviam estado no Brasil antes, 60% o fizeram por motivo de negócios e eventos.
A organização da viagem também foi tema do estudo, que mostrou que para 64,6% dos entrevistados o fato do evento ter sido realizado no Brasil influenciou positivamente a decisão de participar. “Os participantes com nível superior correspondem a 97,3% do total, e 39% têm renda acima de US$ 4 mil, ou seja, um público formador de opinião, com alto poder aquisitivo e capaz de levar ao seu país boas informações sobre o Brasil e que terá condições de retornar para conhecer outros destinos turísticos com seus familiares”, comentou Walter Ferreira.
Confira os destaques da pesquisa:
- 67,6% primeira vez que visita o Brasil;
- 59,8% dos que já visitaram o Brasil estiveram por País por motivo de Negócios e Eventos;
- As cidades mais visitadas na viagem anterior foram: Rio de Janeiro (27%), São Paulo (22,1%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%);
- 87,7% visitaram a cidade de realização do evento pela primeira vez;
- 60,9% utilizaram o taxi como meio de transporte do aeroporto para o meio de hospedagem;
- 88,2% hospedaram-se em hotel;
- 51,2% acharam o custo da hospedagem regular e 33,7%, alto;
- 54% visitaram o País sozinho.
Perfil dos turistas
- 20,5% América do Norte;
- 15,7% América do Sul;
- 19,4% América Latina;
- 58% homens;
- 42% mulheres;
- 57,4% casados;
- 36,2% solteiros;
- 25 e 44 anos correspondem a 55%;
- 97,3% têm nível superior;
- 39% têm renda acima de US$ 4.000;
- Gastos de Viagem: US$ 304,57 USD, 316% a mais que a média de gastos de um turista a lazer (US$ 73,77);
- US$ 2.122,86 - Gasto médio no total da viagem, por pessoa, considerando a permanência média de 7 pernoites no Brasil;
- Valor estimado de gasto realizado por esse total de visitantes internacionais nos 16 eventos, com 3.913 participantes: US$ 8.306.751,18.
A pesquisa foi realizada em 16 eventos internacionais nas cinco regiões brasileiras, entre março e agosto deste ano. O estudo mostra que as cidades mais visitadas por turistas estrangeiros de negócios e eventos são: Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%) e Salvador (4,4%). Dos entrevistados, 67,6% estiveram no Brasil pela primeira vez. Dos que já haviam estado no Brasil antes, 60% o fizeram por motivo de negócios e eventos.
A organização da viagem também foi tema do estudo, que mostrou que para 64,6% dos entrevistados o fato do evento ter sido realizado no Brasil influenciou positivamente a decisão de participar. “Os participantes com nível superior correspondem a 97,3% do total, e 39% têm renda acima de US$ 4 mil, ou seja, um público formador de opinião, com alto poder aquisitivo e capaz de levar ao seu país boas informações sobre o Brasil e que terá condições de retornar para conhecer outros destinos turísticos com seus familiares”, comentou Walter Ferreira.
Confira os destaques da pesquisa:
- 67,6% primeira vez que visita o Brasil;
- 59,8% dos que já visitaram o Brasil estiveram por País por motivo de Negócios e Eventos;
- As cidades mais visitadas na viagem anterior foram: Rio de Janeiro (27%), São Paulo (22,1%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%);
- 87,7% visitaram a cidade de realização do evento pela primeira vez;
- 60,9% utilizaram o taxi como meio de transporte do aeroporto para o meio de hospedagem;
- 88,2% hospedaram-se em hotel;
- 51,2% acharam o custo da hospedagem regular e 33,7%, alto;
- 54% visitaram o País sozinho.
Perfil dos turistas
- 20,5% América do Norte;
- 15,7% América do Sul;
- 19,4% América Latina;
- 58% homens;
- 42% mulheres;
- 57,4% casados;
- 36,2% solteiros;
- 25 e 44 anos correspondem a 55%;
- 97,3% têm nível superior;
- 39% têm renda acima de US$ 4.000;
- Gastos de Viagem: US$ 304,57 USD, 316% a mais que a média de gastos de um turista a lazer (US$ 73,77);
- US$ 2.122,86 - Gasto médio no total da viagem, por pessoa, considerando a permanência média de 7 pernoites no Brasil;
- Valor estimado de gasto realizado por esse total de visitantes internacionais nos 16 eventos, com 3.913 participantes: US$ 8.306.751,18.