Biaphra Galeno   |   15/07/2013 23:20

Franceses comemoram feriado nacional em São Paulo

A noite paulistana teve como lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, ideais da Revolução Francesa. Tudo por conta do Bailinho da Bastilha, realizado pelo Consulado Geral da França em São Paulo, em parceria com o Sesc São Paulo e mais de 40 empresas francesas.

A noite paulistana teve como lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, ideais da Revolução Francesa. Tudo por conta do Bailinho da Bastilha, realizado pelo Consulado Geral da França em São Paulo, em parceria com o Sesc São Paulo e mais de 40 empresas francesas, que atuam no Brasil, para celebrar a Data Nacional Francesa – que é o 14 de julho.

O cônsul geral da França em São Paulo, Damien Loras, disse que o dia é de comemoração. “A liberdade, igualdade e fraternidade são valores que brasileiros e franceses partilham. A realização deste evento no Sesc é porque, além de ser parceira da França, esta é uma instituição que carrega os valores da Revolução Francesa.” Um verdadeiro intercâmbio cultural tomou conta do Sesc Pompeia, na zona Oeste de São Paulo. O evento teve como princípio o aguçar dos cinco sentidos, com a presença de música, gastronomia, moda, performances de vídeo mapping e essências diversas.

O ex-jogador de futebol, que atuou durante cinco temporadas no Paris Saint-Germain, e hoje embaixador do Le Club Accor, Raí, também participou do evento e se disse feliz por ter sua imagem associada à união dos dois países. “Quando fundei a instituição Gol de Letra há 14 anos, utilizei um trecho do texto da Revolução Francesa no discurso inaugural, que foi: ‘depois do pão, o mais importante é a educação’.”

NA HISTÓRIA
Há exatos 224 anos e um dia acontecia um feito que consistiu na mudança do Antigo Regime, aristocrático, para os anseios da burguesia, grupo social em ascensão naquela época. Desde então, o dia 14 de julho de 1789 ficou conhecido como a “Queda da Bastilha”, estopim para a Revolução Francesa. Quase um século depois, em 1880, o deputado francês Benjamin Rapail instituiu que, no dia, fosse comemorada a Data Nacional Francesa.

Após os discursos, o baile teve início com samba-rock e as pessoas caíram na dança. Confira as fotos no ícone "Ver Álbum", localizado no início do texto.

Fotos: Biaphra Galeno

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados