André Webber, da Tour House, conta como foi a Imex 2013
André Webber, diretor de Viagens de Incentivo e Programas de Fidelidade da Tour House, esteve na Imex, principal feira de viagens de incentivo, reuniões e eventos do planeta. E conta, a partir de sua visão pessoal, o que achou do evento, realizado semana passada em Frankfurt.
André Webber, diretor de Viagens de Incentivo e Programas de Fidelidade da Tour House, esteve na Imex, principal feira de viagens de incentivo, reuniões e eventos do planeta. E conta, a partir de sua visão pessoal, o que achou do evento, realizado semana passada em Frankfurt.
“Semana passada mais de 100 brasileiros participaram da Imex Frankfurt, feira que é referencia mundial de serviços turísticos para Eventos e Incentivos. Assim como nos últimos anos, o Brasil esteve representado por diversas delegações, entre elas a que eu organizo.
No primeiro dia, a sensação geral foi de que a feira diminuiu, mas a objetividade do público aumentou. Não existia espaço para perda de tempo. Hosted buyers iam direto ao ponto. E os expositores também. Muitos expositores já não fizeram mais a velha apresentação padrão, e sim optaram por conversar com o visitante, descobrindo o que interessa e mostrando como a sua oferta é adequada para aquela necessidade.
Os estandes não estavam megalomaníacos. E sim práticos. A maioria já contém o que você precisa para montar a logística para o destino em um único espaço. Hotéis, DMCs, companhias aéreas, CVBs, Venues, todos sentados lado a lado. Cientes de que apenas trabalhando em conjunto trarão o business desejado.
Ponto positivo para uma feira que já foi muita badalação, e cada vez mais amadurece para o negócio. E cada vez mais, o turismo de eventos entra na pauta econômica dos países. Em um estudo divulgado na feira pela MPI do Reino Unido, na terra da rainha os 116 mil eventos corporativos realizados em 2012 foram responsáveis por nada menos que 40 bilhões de libras (125 bilhões de reais).
E a parte educacional está cada vez mais recheada. Só hoje foram 58 seminários sobre novas estratégias e formatos para eventos, mídia social, eventos híbridos, compliance, e uma sessão que chamou muito a atenção: dificuldades e oportunidades para quem trabalha com Brasil e China, que teve como palestrante Diogo Assis, da portuguesa TLC, conhecido de muitos brasileiros. Esta foi uma das sessões com mais público e discussão da feira... pois é, estamos na mira!
E NÓS, VAMOS MIRAR EM ABU DHABI?
Às vésperas do lançamento do voo da Etihad, ligando o Brasil a Abu Dhabi, o Abu Dhabi Convention Bureau lançou, junto com seu ADTCA (Abu Dhabi Tourism and Culture Authority) e o ADNEC (Abu Dhabi National Exhibition Center) uma força tarefa na Imex, com o objetivo de consolidar o emirado como um dos principais destinos mundiais para congressos e eventos. O objetivo é ficar entre os 50 maiores da Icca até o final de 2015, e ganhar com isso um acréscimo de nada menos que 7% na atividade econômica da cidade.
Fora o trabalho de qualificação local, com programa para ensinar como fazer apresentações melhores, precificar serviços de maneira estratégica e ganhar bids de destinos, o governo local ainda colocou à disposição especialistas para ajudar gratuitamente os interessados a desenhar seus eventos em Abu Dhabi – ajudando até na captação de participantes e na comunicação do evento."
“Semana passada mais de 100 brasileiros participaram da Imex Frankfurt, feira que é referencia mundial de serviços turísticos para Eventos e Incentivos. Assim como nos últimos anos, o Brasil esteve representado por diversas delegações, entre elas a que eu organizo.
No primeiro dia, a sensação geral foi de que a feira diminuiu, mas a objetividade do público aumentou. Não existia espaço para perda de tempo. Hosted buyers iam direto ao ponto. E os expositores também. Muitos expositores já não fizeram mais a velha apresentação padrão, e sim optaram por conversar com o visitante, descobrindo o que interessa e mostrando como a sua oferta é adequada para aquela necessidade.
Os estandes não estavam megalomaníacos. E sim práticos. A maioria já contém o que você precisa para montar a logística para o destino em um único espaço. Hotéis, DMCs, companhias aéreas, CVBs, Venues, todos sentados lado a lado. Cientes de que apenas trabalhando em conjunto trarão o business desejado.
Ponto positivo para uma feira que já foi muita badalação, e cada vez mais amadurece para o negócio. E cada vez mais, o turismo de eventos entra na pauta econômica dos países. Em um estudo divulgado na feira pela MPI do Reino Unido, na terra da rainha os 116 mil eventos corporativos realizados em 2012 foram responsáveis por nada menos que 40 bilhões de libras (125 bilhões de reais).
E a parte educacional está cada vez mais recheada. Só hoje foram 58 seminários sobre novas estratégias e formatos para eventos, mídia social, eventos híbridos, compliance, e uma sessão que chamou muito a atenção: dificuldades e oportunidades para quem trabalha com Brasil e China, que teve como palestrante Diogo Assis, da portuguesa TLC, conhecido de muitos brasileiros. Esta foi uma das sessões com mais público e discussão da feira... pois é, estamos na mira!
E NÓS, VAMOS MIRAR EM ABU DHABI?
Às vésperas do lançamento do voo da Etihad, ligando o Brasil a Abu Dhabi, o Abu Dhabi Convention Bureau lançou, junto com seu ADTCA (Abu Dhabi Tourism and Culture Authority) e o ADNEC (Abu Dhabi National Exhibition Center) uma força tarefa na Imex, com o objetivo de consolidar o emirado como um dos principais destinos mundiais para congressos e eventos. O objetivo é ficar entre os 50 maiores da Icca até o final de 2015, e ganhar com isso um acréscimo de nada menos que 7% na atividade econômica da cidade.
Fora o trabalho de qualificação local, com programa para ensinar como fazer apresentações melhores, precificar serviços de maneira estratégica e ganhar bids de destinos, o governo local ainda colocou à disposição especialistas para ajudar gratuitamente os interessados a desenhar seus eventos em Abu Dhabi – ajudando até na captação de participantes e na comunicação do evento."