Abav-PR: site das aéreas é nosso maior concorrente
CURITIBA – Nem operadoras, nem OTAs, nem vitrines de hotéis e passeios on-line. Para o presidente da Abav-PR, Celso Tesser, que comandou hoje o 19º Salão Paranaense de Turismo, o maior concorrente dos agentes de viagens são os sites das companhias aéreas.
CURITIBA – Nem operadoras, nem OTAs, nem vitrines de hotéis e passeios on-line. Para o presidente da Abav-PR, Celso Tesser, que comandou hoje o 19º Salão Paranaense de Turismo, o maior concorrente dos agentes de viagens são os sites das companhias aéreas. O dirigente afirma que qualquer agência de turismo pode disputar com os valores praticados na internet, basta ter os fornecedores certos.
“O nosso maior problema, na verdade, são as companhias aéreas, que vendem passagens diretamente ao consumidor sem a cobrança da taxa de serviço. Essa é a única tarifa que não conseguimos bater. A Abav Nacional está negociando com as empresas, mas sabemos que esse tema é bem complexo. Por enquanto não há uma resposta, apenas negociações”, revela ele, completando que “o dia que o agente de viagens deixar de ser refém das empresas aéreas, o mercado será regido de uma outra forma”.
Um fato curioso: o maior índice de reclamações que chegam à Abav-PR são de passageiros que adquiriram produtos sem o auxílio de um agente de viagens. “Boa parte dos turistas só lembra do profissional de turismo quando passa por algum problema envolvendo a compra de viagens pela internet. A falta de assistência é o grande problema desse segmento”, considera ele, informando que as reclamações não podem ser averiguadas. “Só podemos responder pelos nossos associados. O que podemos fazer é explicar para o consumidor que uma viagem coordenada por uma agência é muito mais segura e confiável”, encerra o dirigente.
Ao ser questionado sobre a melhor forma de pulverizar o papel do agente de viagens para o consumidor, Tesser é direto: capacitação. Para ele, profissional capacitado é sinônimo de bons negócios. “Quem participa de treinamentos amplia os horizontes e encontra inúmeras formas de tornar-se o braço direito do viajante.”
“O nosso maior problema, na verdade, são as companhias aéreas, que vendem passagens diretamente ao consumidor sem a cobrança da taxa de serviço. Essa é a única tarifa que não conseguimos bater. A Abav Nacional está negociando com as empresas, mas sabemos que esse tema é bem complexo. Por enquanto não há uma resposta, apenas negociações”, revela ele, completando que “o dia que o agente de viagens deixar de ser refém das empresas aéreas, o mercado será regido de uma outra forma”.
Um fato curioso: o maior índice de reclamações que chegam à Abav-PR são de passageiros que adquiriram produtos sem o auxílio de um agente de viagens. “Boa parte dos turistas só lembra do profissional de turismo quando passa por algum problema envolvendo a compra de viagens pela internet. A falta de assistência é o grande problema desse segmento”, considera ele, informando que as reclamações não podem ser averiguadas. “Só podemos responder pelos nossos associados. O que podemos fazer é explicar para o consumidor que uma viagem coordenada por uma agência é muito mais segura e confiável”, encerra o dirigente.
Ao ser questionado sobre a melhor forma de pulverizar o papel do agente de viagens para o consumidor, Tesser é direto: capacitação. Para ele, profissional capacitado é sinônimo de bons negócios. “Quem participa de treinamentos amplia os horizontes e encontra inúmeras formas de tornar-se o braço direito do viajante.”
*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Abav-PR