Plano Nacional do Turismo vai além dos megaeventos
"Hoje não é a apresentação do Plano, e, sim, a sua aprovação por este Conselho", disse a secretária executiva do CNT,
"Hoje não é a apresentação do plano e sim a sua aprovação por este Conselho", disse a secretária executiva do CNT, a secretária Bel Mesquita, sobre o PNT 2011/2014. De acordo com ela, a gestão compartilhada adotada pelo MTur permitiu que todas as instâncias fossem consultadas e que todos os passos de sua elaboração fossem de comum acordo.
As orientações estratégicas traçadas para o quadriênio, incluindo como um dos objetivos a preparação do turismo brasileiro para os megaeventos esportivos, têm como premissas reduzir desigualdades sociais e regionais e gerar negócios, empregos e renda. "O Plano é um mapa de onde queremos chegar. O desafio agora é dar forma a ele e desatar os nós que ainda muitas áreas do turismo enfrentam", comentou a secretária.
Composto de quatro partes - diagnóstico, premissas, objetivos e iniciativas -, o PNT inclui, ainda, um quadro de metas e a proposta orçamentária, que, segundo a dirigente, está de pleno acordo com o Plano Plurianual - PPA. Entre os objetivos apresentados, destacam-se também o incentivo para que os brasileiros viagem mais pelo Brasil, o incremento da geração de divisas e a chegada de turistas internacionais, o aumento da competitividade do setor e o fortalecimento da gestão descentralizada do turismo brasileiro.
Os indicadores de resultado do PNT apontam 240 milhões de viagens domésticas em 2014. Com o turismo internacional, estima-se receita de 9,2 bilhões até o fim do ano da Copa, além da chegada de 7,2 milhões de turistas estrangeiros ao País. Pretende-se, ainda, para o mesmo período, aumentar para 70 o Índice Geral de Competitividade Turística Brasil.
Sobre o mundial de futebol, a secretária do CNT apontou mais investimentos e parcerias entre setores público e privado,principalmente no que diz respeito à infraestrutura, e ressaltou a importância da preparação de todos os agentes que vão receber e atender os turistas nacionais e internacionais durante o evento. "O Bem Receber já está qualificando profissionais que recepcionarão turistas de todo o mundo. A meta é treinar 306 mil profissionais até o fim do projeto”.
As orientações estratégicas traçadas para o quadriênio, incluindo como um dos objetivos a preparação do turismo brasileiro para os megaeventos esportivos, têm como premissas reduzir desigualdades sociais e regionais e gerar negócios, empregos e renda. "O Plano é um mapa de onde queremos chegar. O desafio agora é dar forma a ele e desatar os nós que ainda muitas áreas do turismo enfrentam", comentou a secretária.
Composto de quatro partes - diagnóstico, premissas, objetivos e iniciativas -, o PNT inclui, ainda, um quadro de metas e a proposta orçamentária, que, segundo a dirigente, está de pleno acordo com o Plano Plurianual - PPA. Entre os objetivos apresentados, destacam-se também o incentivo para que os brasileiros viagem mais pelo Brasil, o incremento da geração de divisas e a chegada de turistas internacionais, o aumento da competitividade do setor e o fortalecimento da gestão descentralizada do turismo brasileiro.
Os indicadores de resultado do PNT apontam 240 milhões de viagens domésticas em 2014. Com o turismo internacional, estima-se receita de 9,2 bilhões até o fim do ano da Copa, além da chegada de 7,2 milhões de turistas estrangeiros ao País. Pretende-se, ainda, para o mesmo período, aumentar para 70 o Índice Geral de Competitividade Turística Brasil.
Sobre o mundial de futebol, a secretária do CNT apontou mais investimentos e parcerias entre setores público e privado,principalmente no que diz respeito à infraestrutura, e ressaltou a importância da preparação de todos os agentes que vão receber e atender os turistas nacionais e internacionais durante o evento. "O Bem Receber já está qualificando profissionais que recepcionarão turistas de todo o mundo. A meta é treinar 306 mil profissionais até o fim do projeto”.