Artur Luiz Andrade   |   31/12/2010 23:41

Olimpíada Rio 2016 já tem sua logomarca

A marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi lançada nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro, em plena Praia de Copacabana

A marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi lançada nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro, na Praia de Copacabana, pouco antes da virada do ano. A marca, segundo o comitê olímpico, traduz o espírito olímpico e os atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam – um movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açúcar vibrante.

“A marca dos Jogos Rio 2016 transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração. E a transformação que os Jogos já estão trazendo para o Rio e para o Brasil”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016, destacando que a marca foi concebida como uma escultura, permitindo a sua aplicação também em três dimensões (3D).

A criação coube à agência de design carioca Tátil, selecionada entre oito finalistas, depois de um processo de cinco meses, que contou, em seu início, com a participação de 139 agências.

A marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi apresentada ao público em quatro telões na areia de Copacabana: um LED gigante de 154m² e três infláveis, posicionados ao longo da orla.

De um mirante, estrategicamente posicionado sobre a areia de frente para o telão de LED, estavam o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge; a presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel; o diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, o prefeito Eduardo Paes, e Nuzman. A delegação do COI tem visitado as obras e os locais dos principais projetos olímpicos do Rio nesta semana.

O presidente Rogge comentou o lançamento da marca. “Gostaria de parabenizar a equipe do Rio pelo design escolhido para a marca Rio 2016, que é muito inovadora e criativa. Ela realmente reflete a visão do Rio e do Brasil para estes Jogos, a paixão do brasileiro pelo esporte, e a união de diferentes culturas em torno do projeto dos Jogos Olímpicos. Rogge disse ainda que, “esta noite nós vimos o Rio no seu momento mais apaixonante, com milhões de pessoas reunidas na Praia de Copacabana. Isto é um aperitivo da atmosfera que atletas e espectadores poderão esperar em 2016 e a certeza de que esta nova marca ajudará a comunicar os Jogos para todo o mundo. Todo o Brasil deve estar orgulhoso de sua nova marca. Espero vê-la tornar-se peça-chave na história olímpica do Rio e do Brasil”.

A presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel, destacou: “A escolha da marca é uma decisão crucial para uma cidade-sede porque ela estabelece o tom e se torna a cara destes Jogos para sempre. Gostaria de parabenizar o Comitê Rio 2016 pela sua escolha. Eles conseguiram capturar perfeitamente a visão e a emoção do Rio e do Brasil na sua marca. Não tenho dúvidas de que ela se tornará uma das marcas mais reconhecíveis do mundo nos próximos anos e ajudará a disseminar a mensagem do Rio de paixão e transformação em todo o planeta”.

A festa de lançamento da marca teve início às 22h (horário Brasilia), quando a cantora Daniela Mercury interrompeu o seu show que já animava o palco principal da festa do Ano Novo para chamar a medalhista olímpica Maureen Maggi e o jovem atleta de Caio Cézar Fernandes, ambos do salto em distância (atletismo), representando, respectivamente, o futuro e o presente do esporte.
Em seguida, foram exibidos três vídeos. O primeiro relembrou o histórico dia da conquista do Rio para a sede dos Jogos de 2016 e o segundo retratou o jovem atleta Caio Cézar Fernandes. O terceiro e o mais impactante, desvendou, finalmente, a marca dos Jogos Rio 2016.

Por último, foi a vez de três bandeirões estampados com a marca, medindo 1,2 mil m², serem abertos sobre a multidão na areia, relembrando a cena que marcou o dia da vitória do Rio como sede dos Jogos de 2016.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados