COI visita obras da Linha 4 do metrô carioca
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, acompanhado pela coordenadora geral dos Jogos, Mawal El Moutawakel, e pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman visitaram hoje as obras da Linha 4 do metrô carioca
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, acompanhado pela coordenadora geral dos Jogos, Mawal El Moutawakel, e pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman visitaram hoje as obras da Linha 4 do metrô carioca, uma das principais para a Olimp[iada de 2016 na cidade. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, fez uma apresentação da evolução das obras, que já estão com o túnel de serviço concluído. O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes também estiveram no evento, e elogiaram o ritmo acelerado da construção do metrô Barra.
"A Linha 4 não será apenas mais uma opção de transportes dentro da cidade do Rio. Faremos desta nova linha um exemplo de mobilidade, transformando o paradigma de deslocamento de nossa população. Graças ao total apoio do nosso governador Sérgio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes, estamos com folga no cronograma. Tudo está sendo muito bem estudado e a engenharia nacional já mostrou que domina completamente esta tecnologia. Portanto, seremos capazes de entregar a obra rigorosamente na data marcada, como fizemos em General Osório, quando não houve atraso nem de uma hora do previsto", disse o secretário Julio Lopes, que ressaltou que, já em dezembro 2015, a extensão do metrô para a Zona Oeste estará totalmente concluída.
Segundo o secretário, a aprovação de recursos não será problema. O governo do Estado já disponibilizou no orçamento de 2011 cerca de R$ 350 milhões, podendo chegar a R$ 500 milhões, para o projeto e, a cada ano, novos recursos serão alocados para terminar a obra no prazo.
O secretário Julio Lopes contou ainda que nesta etapa inicial a obra avançará até sete metros por dia no sentido Barra-São Conrado, mas o ritmo deverá aumentar com a abertura de outras frentes de trabalho. Em São Conrado, onde haverá uma estação, a implantação de canteiros de obras já começou e no dia 24 de janeiro será aberta a licitação para empresas interessadas em realizar o estudo de impacto ambiental do trecho entre Gávea e Ipanema.
Ao todo, a Linha 4 terá seis estações, passando ainda pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. A nova linha beneficiará não somente a população que mora ou trabalha na Barra e no Recreio dos Bandeirantes. Com a chegada do TransOeste, corredor expresso para ônibus que ligará a Barra e Campo Grande, os moradores de todos os bairros do trecho poderão fazer a integração direta com o metrô. Com a extensão até a Barra, o metrô do Rio terá capacidade para transportar mais 230 mil passageiros diariamente.
"A Linha 4 não será apenas mais uma opção de transportes dentro da cidade do Rio. Faremos desta nova linha um exemplo de mobilidade, transformando o paradigma de deslocamento de nossa população. Graças ao total apoio do nosso governador Sérgio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes, estamos com folga no cronograma. Tudo está sendo muito bem estudado e a engenharia nacional já mostrou que domina completamente esta tecnologia. Portanto, seremos capazes de entregar a obra rigorosamente na data marcada, como fizemos em General Osório, quando não houve atraso nem de uma hora do previsto", disse o secretário Julio Lopes, que ressaltou que, já em dezembro 2015, a extensão do metrô para a Zona Oeste estará totalmente concluída.
Segundo o secretário, a aprovação de recursos não será problema. O governo do Estado já disponibilizou no orçamento de 2011 cerca de R$ 350 milhões, podendo chegar a R$ 500 milhões, para o projeto e, a cada ano, novos recursos serão alocados para terminar a obra no prazo.
O secretário Julio Lopes contou ainda que nesta etapa inicial a obra avançará até sete metros por dia no sentido Barra-São Conrado, mas o ritmo deverá aumentar com a abertura de outras frentes de trabalho. Em São Conrado, onde haverá uma estação, a implantação de canteiros de obras já começou e no dia 24 de janeiro será aberta a licitação para empresas interessadas em realizar o estudo de impacto ambiental do trecho entre Gávea e Ipanema.
Ao todo, a Linha 4 terá seis estações, passando ainda pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. A nova linha beneficiará não somente a população que mora ou trabalha na Barra e no Recreio dos Bandeirantes. Com a chegada do TransOeste, corredor expresso para ônibus que ligará a Barra e Campo Grande, os moradores de todos os bairros do trecho poderão fazer a integração direta com o metrô. Com a extensão até a Barra, o metrô do Rio terá capacidade para transportar mais 230 mil passageiros diariamente.