Smec-LA: área de compras ganha espaço em eventos
Teve início há pouco a Strategic Meeting & Events Conference – Latin America (Smec-LA 2010), realizada no Sheraton WTC São Paulo, que conta com 280 profissionais inscritos.
Teve início há pouco a Strategic Meeting & Events Conference – Latin America (Smec-LA 2010), realizada no Sheraton WTC São Paulo, que conta com 280 profissionais inscritos. Durante a abertura, foram abordados temas como as tendências globais para o setor de eventos, além de uma pesquisa detalhada que traçou a evolução do segmento no País neste ano.
“O grande foco desta edição é preparar os profissionais de eventos para o boom que teremos no segmento nos próximos anos”, destacou a presidente da Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ABGev), Viviânne Martins, uma das organizadoras da conferência. “Para tanto, precisamos ficar atentos a fatores como a infraestrutura, que é um gargalo do Brasil”, alertou ela.
TENDÊNCIAS
Durante a abertura, profissionais do segmento apontaram as tendências do setor para os próximos anos. Um deles foi o presidente e CEO da Meeting Professionals International (MPI), Bruce Mac Millan, o qual destacou a tecnologia como um dos principais fatores que devem ser considerados na organização de um evento. “Um dos exemplos é foco em conectividade nos eventos, visto que empresas apostam em tecnologia móvel para expandir o alcance de seus encontros”, destacou ele. “Além disso, as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, ganham cada vez mais importância para o setor, principalmente pelo seu alcance e número de usuários”, completou.
Já o sociólogo Danilo Madjarof, responsável por divulgar os resultados da pesquisa realizada sobre a evolução do segmento no País em 2010, destacou outro fator como tendência: a importância da área de compras. “Entre as empresas entrevistadas, 39% destacaram a importância da especialização na área de compras, que, apesar de ainda não ser responsável pela palavra final, ganha cada vez mais espaço no processo de decisão do setor”, apontou.
Ao analisar os resultados da pesquisa, Viviânne reconhece o aumento da importância do setor de compras como tendência. “Este, inclusive, é um dos objetivos do Smec-LA 2010: preparar o profissional para atender a esta mudança da força da área de compras”, explicou. “Vale ressaltar que os profissionais devem preparar seus compradores, visto que preparar um evento não envolve apenas a aquisição de materiais, mas sim a prestação de serviço. Atualmente, não há mais espaço para amadores neste mercado”, concluiu ela.
“O grande foco desta edição é preparar os profissionais de eventos para o boom que teremos no segmento nos próximos anos”, destacou a presidente da Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ABGev), Viviânne Martins, uma das organizadoras da conferência. “Para tanto, precisamos ficar atentos a fatores como a infraestrutura, que é um gargalo do Brasil”, alertou ela.
TENDÊNCIAS
Durante a abertura, profissionais do segmento apontaram as tendências do setor para os próximos anos. Um deles foi o presidente e CEO da Meeting Professionals International (MPI), Bruce Mac Millan, o qual destacou a tecnologia como um dos principais fatores que devem ser considerados na organização de um evento. “Um dos exemplos é foco em conectividade nos eventos, visto que empresas apostam em tecnologia móvel para expandir o alcance de seus encontros”, destacou ele. “Além disso, as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, ganham cada vez mais importância para o setor, principalmente pelo seu alcance e número de usuários”, completou.
Já o sociólogo Danilo Madjarof, responsável por divulgar os resultados da pesquisa realizada sobre a evolução do segmento no País em 2010, destacou outro fator como tendência: a importância da área de compras. “Entre as empresas entrevistadas, 39% destacaram a importância da especialização na área de compras, que, apesar de ainda não ser responsável pela palavra final, ganha cada vez mais espaço no processo de decisão do setor”, apontou.
Ao analisar os resultados da pesquisa, Viviânne reconhece o aumento da importância do setor de compras como tendência. “Este, inclusive, é um dos objetivos do Smec-LA 2010: preparar o profissional para atender a esta mudança da força da área de compras”, explicou. “Vale ressaltar que os profissionais devem preparar seus compradores, visto que preparar um evento não envolve apenas a aquisição de materiais, mas sim a prestação de serviço. Atualmente, não há mais espaço para amadores neste mercado”, concluiu ela.