Guillermo Alcorta mostra dimensão do Brasil nos EUA
SAN DIEGO – Você sabia que só o PIB do Estado de São Paulo é três vezes o do Chile inteiro? Que São Paulo tem mais de 1,5 vezes o PIB da Argentina? Já se atentou para as diferenças na colonização entre brasileiros e hispânicos da América do Sul e como isso influencia a forma de ser de cada povo?
SAN DIEGO – Você sabia que só o PIB do Estado de São Paulo é três vezes o do Chile inteiro? Que São Paulo tem mais de uma vez e meia o PIB da Argentina? Já se atentou para as diferenças na colonização entre brasileiros e hispânicos da América do Sul e como isso influencia a forma de ser de cada povo e a sua maneira de fazer negócios?
Pois foi com informações desse tipo que o presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, a convite da organização do La Cumbre, ofereceu um raio-X do Brasil aos participantes do evento que acontece até sexta-feira em San Diego, na Califórnia. O tema agradou, pois a sala 304 do centro de convenções do Hilton Bayfront ficou lotada e foi preciso providenciar cadeiras para o público que ia chegando.
“Brasil, sua atual dimensão” foi o título de sua apresentação diante do tema Brazil Overview (que é também o nome da publicação da PANROTAS para o mercado internacional). Ele mostrou a atual dimensão do mercado brasileiro, as razões para os bons momentos que o País tem vivido do ponto de vista econômico nos últimos dez anos e as perspectivas favoráveis para quem pretende trabalhar ou já atua junto ao mercado brasileiro.
Alcorta também arrancou boas risadas dos ouvintes. Afinal, ele é argentino e lá estava junto a uma maioria de origem hispânica, tradicional público do La Cumbre, falando do potencial e oportunidades do Brasil. “Nasci na Argentina e vim para o Brasil há 40 anos. Aqui me casei, tive meus filhos e criei a PANROTAS. Todos me perguntam para quem torço quando jogamos com a Argentina no futebol. Respondo que este para mim é o melhor jogo do mundo. Qualquer que seja o resultado, eu nunca perco”, contou, de forma descontraída.
Segundo ele, ao mostrar dados comparativos e as diferenças entre culturas tão distintas, de brasileiros e países hispânicos da América do Sul, a idéia era dar uma dimensão do Brasil de forma mais palpável aos ouvintes, usando para isso o conhecimento dos participantes sobre seus próprios países, de sua descendência ou relacionamento comercial. “Estou aqui não para dizer que é melhor ou pior, nem quem está certo ou errado. Apenas para falar, com conhecimento de quem está intimamente ligado aos dois lados, que eles são bem diferentes. E isso vai muito além de falar português ou espanhol”, ressaltou o executivo.
Além dos dados comparativos, Alcorta destacou os bons números de turistas do Brasil para os Estados Unidos, deu dicas sobre como trabalhar cada uma das regiões brasileiras, mostrou o tamanho do trade no País, o aumento do poder de compra do mercado, o crescimento econômico e as oportunidades que deverão advir da Copa de 2014/Olimpíada de 2016, os potenciais produtos a serem mais trabalhados, grandes eventos e entidades. Até a família real brasileira esteve na pauta.
Pois foi com informações desse tipo que o presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, a convite da organização do La Cumbre, ofereceu um raio-X do Brasil aos participantes do evento que acontece até sexta-feira em San Diego, na Califórnia. O tema agradou, pois a sala 304 do centro de convenções do Hilton Bayfront ficou lotada e foi preciso providenciar cadeiras para o público que ia chegando.
“Brasil, sua atual dimensão” foi o título de sua apresentação diante do tema Brazil Overview (que é também o nome da publicação da PANROTAS para o mercado internacional). Ele mostrou a atual dimensão do mercado brasileiro, as razões para os bons momentos que o País tem vivido do ponto de vista econômico nos últimos dez anos e as perspectivas favoráveis para quem pretende trabalhar ou já atua junto ao mercado brasileiro.
Alcorta também arrancou boas risadas dos ouvintes. Afinal, ele é argentino e lá estava junto a uma maioria de origem hispânica, tradicional público do La Cumbre, falando do potencial e oportunidades do Brasil. “Nasci na Argentina e vim para o Brasil há 40 anos. Aqui me casei, tive meus filhos e criei a PANROTAS. Todos me perguntam para quem torço quando jogamos com a Argentina no futebol. Respondo que este para mim é o melhor jogo do mundo. Qualquer que seja o resultado, eu nunca perco”, contou, de forma descontraída.
Segundo ele, ao mostrar dados comparativos e as diferenças entre culturas tão distintas, de brasileiros e países hispânicos da América do Sul, a idéia era dar uma dimensão do Brasil de forma mais palpável aos ouvintes, usando para isso o conhecimento dos participantes sobre seus próprios países, de sua descendência ou relacionamento comercial. “Estou aqui não para dizer que é melhor ou pior, nem quem está certo ou errado. Apenas para falar, com conhecimento de quem está intimamente ligado aos dois lados, que eles são bem diferentes. E isso vai muito além de falar português ou espanhol”, ressaltou o executivo.
Além dos dados comparativos, Alcorta destacou os bons números de turistas do Brasil para os Estados Unidos, deu dicas sobre como trabalhar cada uma das regiões brasileiras, mostrou o tamanho do trade no País, o aumento do poder de compra do mercado, o crescimento econômico e as oportunidades que deverão advir da Copa de 2014/Olimpíada de 2016, os potenciais produtos a serem mais trabalhados, grandes eventos e entidades. Até a família real brasileira esteve na pauta.
*Fonte: O Plantão de Notícias viaja a convite do La Cumbre, voando Continental Airlines, com assistência internacional Travel Ace